O novo modelo surgiu pela primeira vez oficial no site oficial da marca para o mercado chinês, onde se afirma que a versão 2025 do campeão de vendas é mais eficiente e silenciosa.
“Os veículos foram redesenhados para maximizar a eficiência e usar cada quilowatt-hora com mais eficiência. Suspensão, rodas e pneus atualizados proporcionam um passeio mais suave e silencioso”, pode ler-se no site oficial da Tesla na China.
Esta é a primeira vez que um modelo da Tesla não é lançado em primeiro lugar no mercado norte-americano. O novo Model Y começa a ser comercializado em vários países da Ásia-Pacífico, e não apenas na China. Também o site da marca na Austrália já apresenta o novo Model Y para encomenda.
À frente, o novo Model Y Juniper incorpora as luzes numa fina unidade LED que percorre toda a largura do automóvel e que incorpora os faróis, desenvolvendo o conceito pela primeira vez testado pela Tesla na Cybertruck.As óticas são a mais visível alteração da nova versão do automóvel. Também na traseira, as mudanças no design são significativas.
“Desde o para-choques dianteiro até aos faróis traseiros, o exterior foi completamente redesenhado para desbloquear a máxima eficiência, para que possa obter o máximo de autonomia em cada carregamento. Com suspensão, rodas e pneus atualizados, a sua condução será mais suave e silenciosa”, lê-se no site australiano.
Os ajustes na dianteira aumentam o coeficiente de arrasto do novo Tesla Model Y para 0,22 Cd. O anterior crossover convencional da Tesla oferecia um valor de 0,23 Cd. Um menor arrasto significa maior autonomia e uma condução mais silenciosa.
No site australiano da Tesla lê-se que o novo Model Y tem uma autonomia anunciada de até 551 quilómetros (ciclo WLTP), o que é inferior aos 600 km de autonomia entregues pela versão à venda em Portugal.
No interior, o Model Y Juniper alinha-se com o novo Tesla Model 3. Mantém o estilo minimalista com um ecrã tátil de 15 polegadas.
O novo Model Y tem bancos melhorados, com o banco traseiro a ser alongado em 15 mm e com osos apoios de cabeça foram alargados em 17 mm. Além disso, os bancos da segunda fila ganharam o ajuste elétrico com um botão.
O novo Model Y volta a ter o sinalizador de mudança de direção montado na coluna de direção.
A capacidade da bagageira atinge os 2.130 litros com os bancos traseiros rebatidos, o que é cerca de 100 litros mais do que a capacidade da bagageira do antigo Tela Model Y.
Na China, a Launch Edition RWD do novo Tesla Model Y custa 263.500 yuan (39.950 USD). Já o Model Y 4WD Long-Range Launch Edition foi colocado à venda por 303.500 yuan (41.400 USD).
As entregas na China estão previstas para março.