Opel Combo Life: Para famílias polivalentes

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Multifacetado e polivalente: assim é apresentado o novo Opel Combo Life, modelo que dá continuidade à estratégia de lançamento de novos produtos por parte da marca alemã, desta feita com um pendor vincadamente familiar, mas também com inovações que lhe permitem utilizações diferenciadas sem grande esforço.

‘Parente’ dos Citroën Berlingo e do Peugeot Partner Teepee, o Combo Life partilha a mesma plataforma com esses modelos, mas apresenta estética e tecnologias distintivas da Opel, com esta quinta geração a ter por base uma arquitetura completamente nova, a EMP2, a qual lhe permite oferecer bastante espaço no interior e versatilidade de elevado relevo, podendo ser equipada com uma ou duas portas laterais traseiras de correr.

Está disponível em duas variantes de carroçaria, com comprimentos totais de 4,40 (standard) e 4,75 metros (longa), bem como com cinco ou sete lugares. Atrás, contam-se três bancos individuais, equipados com sistema de segurança Isofix para cadeiras de criança, podendo os seus ocupantes desfrutarem de uma vista desafogada, que inclui o céu graças ao tejadilho panorâmico. Mas o Combo Life pode transformar-se rapidamente para servir também numa ida às compras à loja mais próxima de mobiliário sueco…

A este respeito, a variante ‘standard’ com cinco lugares oferece uma bagageira com capacidade a partir de 597 litros, enquanto a variante mais longa tem capacidade mínima de 850 litros. Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga da variante ‘standard’ mais do que triplica, para 2126 litros, subindo para os 2693 litros na variante mais longa. O sistema de bancos traseiros foi desenhado para permitir diversas configurações. A solução ‘standard’ é constituída por banco único na segunda fila com costas rebatíveis na proporção 60/40. Em alternativa, três bancos individuais que podem ser rebatidos a partir do compartimento de bagagens. Registo, ainda, para a possibilidade de encomendar o Combo Life com óculo traseiro de abrir.

Segurança em foco

O novo Opel Combo Life está dotado de tecnologias e sistemas de assistência à condução bem conhecidos das classes de automóveis compactos ou dos SUV, como o Alerta de Cansaço do Condutor, câmara traseira 180º, ‘Head up display’ e IntelliGrip, entre outros. Uma das novidades na longa lista de sistemas de assistência à condução são os Sensores de Flanco, que ajudam o condutor em manobras a baixa velocidade, em locais apertados. Isto com a intenção de proteger a carroçaria, cuja aparência robusta não esconde semelhanças com outros modelos da Opel.

Outras mais-valias no campo da segurança são os sistemas de Alerta de Colisão Dianteira com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência e a câmara dianteira Opel Eye, que recolhe permanentemente dados que são processados por dispositivos de assistência como o Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e de Manutenção de Faixa. Entretanto, do lado do conforto, surgem bancos aquecidos e volante aquecido.

Em relação aos Sensores de Flanco, trata-se de uma novidade no vasto conjunto de sistemas da Opel de ajuda ao estacionamento e às manobras. Funciona apenas até aos 10 km/h, avisando quando as laterais do automóvel estão demasiado próximo de pilares, barreiras, paredes ou outros veículos. O ‘Flank Guard’ consiste de 12 sensores colocados à volta da carroçaria, que medem a zona circundante. O sistema avisa acústica e visualmente (no ecrã no topo do tablier) se existe risco iminente de colisão.

a carregar vídeo

Para quem procura aventurar-se por outros terrenos, o Combo Life disponibiliza o controlo de tração Intelligrip, conhecido do Opel Grandland X, constituído por um diferencial dianteiro controlado eletronicamente que adapta a distribuição de binário entre as duas rodas da frente. Dá margem para alguma ‘patinagem’ de rodas, quando necessário, e modifica os pontos de troca de mudanças da caixa de velocidades automática, bem como a resposta do acelerador. Tudo isso contribui para a melhor tração e a melhor estabilidade quando o automóvel circula em pisos com água ou com lama, areia ou neve.

Para climas mais frios, o novo Opel pode ser equipado com bancos dianteiros aquecidos e com um sistema auxiliar de aquecimento do habitáculo, que funciona sem recurso ao motor e pode ser programado para pré-aquecer o interior do Combo Life antes da partida.

O Opel Combo Life está equipado também com a mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs táteis que podem ir até oito polegadas de diagonal. Todos os ocupantes terão à disposição várias opções de recarregamento de dispositivos móveis, nomeadamente através de fichas USB localizadas à frente e atrás, além de uma tomada de 230 V.

O recarregamento sem fios de baterias de telemóveis compatíveis também é possível numa placa de indução situada na consola central, sob os comandos do ar condicionado.

O novo Combo Life pode ser encomendado com gancho de reboque retrátil, tendo uma capacidade de reboque até 1500 kg, dependendo das versões. Nesta configuração é acrescentado ao equipamento o sistema de Controlo de Estabilidade de Atrelado, uma função adicional do ESP capaz de anular movimentos de oscilação e guinada. O sistema atua automaticamente sobre o motor e os travões para reduzir a velocidade e, com isso, a eliminar a instabilidade do conjunto.

Quando chegar ao mercado, o novo Opel Combo Life irá oferecer um leque completo de versões a gasóleo e a gasolina, com motores com turbocompressor e injeção direta. O denominador comum da nova gama está centrado na eficiência: os motores têm acopladas caixas manuais de cinco ou seis velocidades. No capítulo das transmissões há a registar a entrada no segmento de uma inédita caixa automática de oito velocidades, que ficará disponível em opção. Este novo modelo, produzido em Vigo, Espanha, será lançado no mercado no segundo semestre deste ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.