O Opel Corsa foi renovado e adotou uma nova imagem exterior, recebendo a linguagem estética mais recente da marca alemã, com o Opel Vizor na dianteira a ser a principal mudança, a que se juntam ainda tecnologias reforçadas no habitáculo e revisão das motorizações eletrificadas.

Mais alinhado com a imagem já vista nos novos Astra e Mokka, o renovado Corsa adota novas características estéticas, como o Opel Vizor na dianteira. A ‘viseira’ preta cobre a frente do Corsa e integra a grelha do veículo, os faróis LED e o Opel Blitz (símbolo), o qual pode ser apresentado nas cores preto ou prata acetinado mate. As entradas de ar simuladas na zona inferior do para-choques dianteiro são maiores e mais proeminentes do que anteriormente, conferindo ao Corsa uma pose em estrada ainda mais firme.

Na traseira, a designação Corsa surge agora – como foi visto pela primeira vez há alguns meses na edição limitada “Opel Corsa 40” – ao centro do portão da bagageira. Por sua vez, a cor Cinzento Grafik está disponível pela primeira vez no Corsa.

Outra novidade que influencia a estética, mas que é primordialmente tecnológica, é a adição da iluminação Intelli-Lux LED de gestão de máximos sem encandeamento, presente agora numa versão melhorada e com mais precisão, contando agora com 14 elementos LED.

Novo design do cockpit

No interior existem também algumas mudanças relevantes, com novos padrões dos bancos e novo design do comando da caixa de velocidades e do volante. No entanto, o destaque – tanto a nível visual como técnico – é o cockpit 100% digital (opcional) com o novo sistema de infoentretenimento. A plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies apresenta capacidades melhoradas de grafismo, multimédia, visão por computador e inteligência artificial (IA), de forma a proporcionar um sistema de cockpit mais integrado, capaz de evoluir para ir ao encontro das preferências dos seus passageiros.

“O novo Corsa é ainda mais moderno, emocional e melhor. Com o seu design deslumbrante, tecnologias de ponta de segmentos superiores e novas tecnologias elétricas e híbridas sem emissões locais, queremos inspirar os clientes e mostrar-lhes o que podem esperar de um automóvel citadino hoje em dia”, refere o CEO da Opel, Florian Huettl.

O sistema de navegação oferece serviços conectados, reconhecimento de voz natural ativado pelo comando ‘Hey Opel’ e atualizações ‘over-the-air’. Além disso, o grafismo do ecrã tátil de 10 polegadas do sistema de navegação e infoentretenimento é ainda mais nítido para que todas as informações importantes possam ser visualizadas numa fração de segundo. Pela primeira vez, os smartphones compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto podem ser ligados aos sistemas multimédia do veículo, e podem também ser recarregados, em ambos os casos por processos wireless.

Tecnologicamente, além da iluminação por matriz LED mais evoluída e do sistema de bordo melhorado, destaque ainda para a inclusão de outros sistemas de assistência de última geração que tornam a condução e as manobras mais simples e tranquilas. A oferta vai da nova câmara de visão traseira panorâmica de alta resolução ao cruise control adaptativo e limitador de velocidade, sem esquecer o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões.

Corsa Electric com bateria melhorada e novo motor

A Opel vai tornar-se numa marca totalmente elétrica, na Europa, até 2028, contando atualmente já com 12 modelos eletrificados, entre eles uma variante do Corsa. Mas também há melhorias: o novo Corsa Electric tem mais opções disponíveis, mais potência, uma bateria melhorada e maior autonomia.

O Corsa Electric estará disponível com duas opções: de base, há uma versão de 100 kW/136 CV e uma autonomia de até 357 quilómetros, havendo outra com 115 kW/156 CV e até 402 quilómetros de autonomia, de acordo com a norma WLTP. O binário comum é de 260 Nm. Quando o Corsa Electric necessita de carregamento, utilizando um carregador rápido, a bateria atinge até 80% da sua capacidade total em apenas 30 minutos (20-80%).

As novas versões eletrificadas oferecem também um prazer de condução responsável: pela primeira vez, a Opel disponibiliza versões eletrificadas com um sistema de 48 Volts. Os motores de 100 CV e 136 CV estão equipados com uma nova caixa automática de dupla embraiagem.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.