Tal como a outra opção Diesel da gama – o 1.5 Turbo D, de 130 CV – o novo motor tem sistema de tratamento de gases de escape com Catalisador de Redução Seletiva (SCR) com injeção de AdBlue, que assegura a eliminação de óxidos de azoto (NOx). A solução aquosa com ureia, que contém amoníaco (NH3), entra em reação com os óxidos de azoto no catalisador, de onde resultam inofensivos azoto e vapor de água.
O novo 2.0 Turbo D tem um binário máximo de 400 Nm às 2000 rpm, o que aliado aos 177 CV confere ao Grandland X um desempenho dinâmico: acelera dos zero aos 100 km/h em 9,5 segundos e atinge os 211 km/h de velocidade máxima.
Além do novo 2.0 Turbo D, a gama de motores do Grandland X é formada por um Diesel 1.5 Turbo D de 130 CV de potência (valores WLTP em ciclo combinado: 5,1-6,3 l/100 km) e uma alternativa a gasolina 1.2 Turbo, com 130 CV (valores WLTP em ciclo combinado: 6,4-7,6 l/100 km). Ambas as unidades podem receber caixas manuais ou automáticas de seis e oito velocidades. O sistema Start/Stop é de série. Todas estas unidades cumprem a mais exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP.
O 1.5 Turbo D debita 130 CV de potência e 300 Nm a partir das 1750 rpm. Com caixa manual de seis velocidades, o Grandland X 1.5 Turbo D consegue cumprir os clássicos zero a 100 km/h em 10,9 segundos e alcançar a velocidade máxima de 192 km/h.
Por seu turno, o 1.2 Turbo de três cilindros, a gasolina, debita 130 CV de potência e 230 Nm de binário máximo logo a partir das 1750 rpm. Esta unidade motriz, construída em alumínio, consegue acelerar o Grandland X de zero a 100 km/h em apenas 10,1 segundos. A velocidade máxima chega aos 196 km/h.Nos 1.2 Turbo e 1.5 Turbo D, a Opel dá a escolher entre caixa manual e caixas automáticas, de seis e oito velocidades, todas otimizadas em matéria de atrito, o que representa um contributo importante para a redução de consumo de combustível e, logo, de custos de utilização, ao mesmo tempo que ganham comando suave e refinado. A tecnologia Quickshift da caixa automática garante trocas rápidas em aceleração. O comando pode ser feito manualmente na alavanca.
Os preços das variantes com o novo motor 2.0 Turbo D arrancam em 47.640 euros.
Modelo | Potência | Emissões | Preço |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Edition | 130 | 119 | 29.090 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Edition AT8 | 130 | 125 | 31.090 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Innovation | 130 | 123 | 31.490 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Innovation AT8 | 130 | 130 | 33.490 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo IntelliGrip | 130 | 119 | 32.090 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo IntelliGrip AT8 | 130 | 125 | 34.090 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Ultimate | 130 | 126 | 33.990 € |
Opel Grandland X 1.2 Turbo Ultimate AT8 | 130 | 134 | 35.990 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Edition | 130 | 111 | 32.090 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Edition AT6 | 130 | 124 | 34.090 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Innovation | 130 | 120 | 34.490 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Innovation AT6 | 130 | 128 | 36.490 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D IntelliGrip | 130 | 111 | 35.090 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D IntelliGrip AT6 | 130 | 128 | 37.090 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Ultimate | 130 | 123 | 36.990 € |
Opel Grandland X 1.5 Turbo D Ultimate AT6 | 130 | 130 | 38.990 € |
Opel Grandland X 2.0 Turbo D Innovation AT8 | 177 | 158 | 47.640 € |
Opel Grandland X 2.0 Turbo D IntelliGrip AT8 | 177 | 153 | 48.240 € |
Opel Grandland X 2.0 Turbo D Ultimate AT8 | 177 | 162 | 50.140 € |
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.