Opel Insignia Country Tourer: Aparência robusta para todos os caminhos

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Além das versões de cinco portas (Grand Sport) e carrinha (Sports Tourer), a nova geração do Opel Insignia passa a contar com uma versátil variante Country Tourer, com visual mais robusto e técnica pensada para oferecer maior versatilidade.

Baseada na versão Sports Tourer, esta carrinha mais versátil apresenta elementos de ‘design’ inspirados no mundo ‘off-road’, como as proteções inferiores da carroçaria em plástico resistente de cor cinza, as molduras de guarda-lamas e o para-choques traseiro criados para oferecer proteção adicional contra pequenos riscos.

Com 5004 mm de comprimento, 1871 mm de largura e 1525 mm de altura, esta nova variante Insignia mostra, então, um porte atlético que não esconde uma maior versatilidade (mercê da distância entre eixos aumentada em 92 mm face ao anterior modelo), sobretudo atendendo ao acréscimo de 130 litros na capacidade da bagageira, sendo agora de 560 litros com possibilidade de expansão para os 1665 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros (proporção 40/20/40). A tampa da bagageira pode receber um mecanismo elétrico de abertura e fecho que pode ser acionado com um simples movimento do pé sob o para-choques.

As barras de tejadilho pintadas de cinza claro foram pensadas para reforçar a fluidez das linhas, mas também para melhorar as soluções de carga, podendo aguentar com até 100 kg. Na secção traseira, nota para as proteções inferiores, para as duas saídas de escape integradas no para-choques e para os grupos óticos de LED ligeiramente protuberantes.

Disponível com sistema de tração integral com vetorização de binário, a nova Opel Insignia Country Tourer conta igualmente com um aumento de 25 mm na distância ao solo e elaborado esquema de suspensão traseira independente com cinco ligações. No que diz respeito à tração integral, esta conta com duas embraiagens multidiscos que conseguem variar a potência que é entregue a cada uma das rodas traseiras, independentemente das condições da estrada e da meteorologia. Para contrariar a normal tendência de subviragem em traçados sinuosos, o sistema envia mais potência para a roda exterior à curva, dependendo do ângulo do volante e da posição do acelerador. Com isso, consegue-se estabilizar o carro em curva de forma impercetível para o condutor. A contribuir para a sua vertente dinâmica está o chassis FlexRide de nova afinação, o qual consegue ajustar a pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do pedal de acelerador e os pontos de troca de velocidades nas caixas automáticas, de forma automática ou programada de acordo com três modos de funcionamento: ‘Standard’, ‘Sport’ ou ‘Tour.

Segurança e máxima conectividade

No interior, o novo desenho do habitáculo transita do Insignia de base, embora seja oferecida ao condutor uma longa lista de sistemas avançados de apoio à condução, como os faróis de matriz LED de segunda geração (com recurso a 32 segmentos de LED – 16 em cada farol). Entre as outras soluções que se podem encontrar neste Insignia estão os bancos ergonómicos com o selo AGR e o aquecimento dos lugares traseiros laterais.

Tal como no Grand Sport e na Sports Tourer, a variante Insignia Country Tourer dispõe de tecnologia avançada de assistência à condução que eleva muito os padrões de conforto e de segurança. Um dos destaques neste domínio vai para

a carregar vídeo

Na lista de equipamento surgem também o ‘head up display’, a câmara 360º de apoio ao estacionamento, o cruise control adaptativo com travagem de emergência, manutenção de faixa com correção automática da direção e deteção de tráfego traseiro. A conectividade fica a cargo da integração com as tecnologias IntelliLink de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto e do sistema de apoio em viagem e de emergência OnStar, o qual disponibiliza um leque alargado de serviços, desde resposta automática em caso de acidente até localização em caso de roubo do automóvel, passando por ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que permite ligar até sete dispositivos móveis.

Gama em Portugal

A nova variante da linha Insignia inicia comercialização em Portugal em novembro. Da gama para o mercado português fazem parte os motores 1.5 Turbo de 165 CV a gasolina e o turbodiesel 2.0 Turbo D de 170 CV. A caixa automática de seis velocidades está disponível para o motor a gasolina de 165 CV e a nova caixa automática de oito velocidades pode também ser encomendada para o 2.0 Turbo D de 170 CV. Esta última pode também receber o sistema de tração integral com vetorização de binário.

De série, conta com infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira ‘Opel Eye’, a qual possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.

Quanto a preços, estes iniciam-se nos 37.730 euros para a versão 1.5 Turbo e nos 47.230 euros para o 2.0 Turbo D.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.