M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante três gerações, o Opel Zafira foi um dos maiores sucessos da marca alemã. Nada menos que 2,7 milhões de unidades encontraram um proprietário durante os seus 20 anos de existência, mas agora o monovolume é menos popular e é preciso evoluir noutra direção. E é assim que surge o Opel Zafira Life, uma nova encarnação que eleva a versatilidade e o conforto do transporte de passageiros e de grandes famílias a novos patamares.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O mercado monovolumes caiu para menos de metade no mercado europeu nos últimos cinco anos, mas ao mesmo tempo os furgões de passageiros têm encontrado cada vez menos clientes. Por isso, o Opel Zafira Life é uma derivação da nova geração do comercial Vivaro. Mas esta não é uma mera aplicação cosmética a uma carrinha de carga. Como foi integrada no Grupo PSA, a Opel passa a poder fazer uso da plataforma técnica que deu origem a modelos como o DS 7 Crossback, Peugeot 308 e 3008 ou Citroën C5 Aircross. Todos os modelos comerciais têm, assim, um chassis que foi preparado para ser ágil e confortável.

Uma das vantagens de partilhar a sua base mecânica com um comercial ligeiro é que o Zafira agora vem em vários tamanhos, tal como os copos nos restaurantes de comida rápida: “pequeno”, “médio” e “grande”. Com 4,6 metros de comprimentos, o Opel Zafira Life mais pequeno é ligeiramente menos que o anterior monovolume Zafira Tourer, mas ainda assim consegue carregar até 1500 litros de bagagem e tem a vantagem de poder ser usado como transporte em espaços mais exíguos. O modelo médio, com 4,95 metros de comprimento, tem quase 3,3 metros de distância entre eixos, acomodando três filas de bancos para adultos, e a versão longa cresce para 5,3 metros, podendo acomodar até 4900 litros de bagagem, se necessário. Todas as variantes têm menos de 1,9 metros de altura, podendo ser guardadas em parques de estacionamento subterrâneos.

A gama disponível inclui dois motores Diesel com quatro níveis de potência, todos cumprindo já os critérios anti-poluição que vão ser obrigatórios a partir de 2021. O motor 1.5, combinado apenas com uma caixa manual, está disponível na entrada com 102 cv e depois com um mais interessante valor de 120 cv de potência, e um consumo médio de 4,8 litros, mais apropriados para a maior parte das famílias, frotas e serviços de táxi. No topo de gama está o 2.0 com 150 cv e caixa manual ou de 177 cv e caixa automática de oito velocidades, ambos com utilização suave e prestações interessantes de explorar, combinando bem com a agilidade do chassis. Estes poderão apelar mais a serviços de transporte VIP ou para viagens longas em famílias que não querem deixar o luxo para trás. Uma variante 100 por cento elétrica está prevista para 2021, garantindo acesso a centros históricos com entrada restrita.

A variante mais comprida pode ser combinada com um nível de equipamento Lounge, que inclui bancos aquecidos e com massagem, quatro bancos individuais para passageiros com tomada própria para carregamento de telemóveis e espaços adicionais para guardar objetos. O equipamento inclui cruise control adaptativo com reconhecimento de peões até 30 km/h, faróis com máximos automáticos, Opel Connect com atualizações imediatas de trânsito no sistema de navegação, controlo de tração Intelligrip, portas laterais com abertura elétrica, dois porta-luvas e ar condicionado com zona dupla.

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