Publicidade Continue a leitura a seguir

Os Alfa Romeo Giulia mais extremos têm prestações e preços superdesportivos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os mais extremos Alfa Romeo Giulia foram oficialmente lançados pela marca italiana, com os GTA e GTAm a mostrarem afinações específicas que incorporam todos os ensinamentos dos mais de 100 anos da marca italiana. Apenas 500 exemplares serão produzidos, com os preços a arrancarem nos 215.000€ e 221.000€ para os Giulia GTA e Giulia GTAm, respetivamente.

As duas visões de desportividade extrema foram apresentadas oficialmente à imprensa no circuito de Balocco, em Itália, onde a Autodelta desenvolveu o emblemático Giulia GTA (Gran Turismo Alleggerita), de 1965, que acumulou sucessos desportivos em todo o mundo.

Para assegurar uma configuração única, os engenheiros da marca italiana pegaram no bloco V6 biturbo de 2.9 litros do Giulia Quadrifoglio e ‘esticaram’ a potência para mais entustiásticos 540 CV, com uma relação peso/potência de 187 CV/litro. Com ampla utilização de materiais ultraleves, beneficia de uma redução de peso até 100 kg em relação ao Giulia Quadrifoglio e acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos (recorrendo ao sistema Launch Mode para arranques).

Adicionalmente, foram desenvolvidas soluções técnicas específicas também para outros aspetos, incluindo aerodinâmica, configuração da suspensão e comportamento dinâmico. O projeto contou com as competências da Sauber Engineering e dos pilotos da equipa de Fórmula 1 Alfa Romeo Racing ORLEN, Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, que também deram opiniões quanto ao comportamento destas berlinas desportivas.

Recorreu-se, em grande escala, a componentes em fibra de carbono (por exemplo, no para-choques, guarda-lamas, cavas das rodas dianteiras e no difusor traseiro) e a materiais compósitos para atingir a redução de peso desejada, enquanto a vertente aerodinâmica foi especialmente projetada para aumentar a carga aerodinâmica a alta velocidade. Tal foi conseguido com o auxílio e conhecimento profundo do mundo da Fórmula 1 que a Sauber Engineering proporcionou – recorde-se que a equipa de Hinwill participa naquela modalidade (de forma direta ou como parceira técnica de algum construtor) desde 1993. Foram-lhe confiados os apêndices aerodinâmicos, o novo spoiler traseiro, ajustável em quatro posições no GTAm, e o ‘splitter’ dianteiro ativo, que pode ser prolongado para utilização em pista até 40 mm no GTAm.

No Giulia GTAm, mais especificamente, a configuração mais intensa triplica a carga aerodinâmica em comparação com o Giulia Quadrifoglio. O comportamento dinâmico foi melhorado através do alargamento das vias dianteiras em 25 mm e as traseiras em 50 mm e desenvolvendo uma configuração específica dos sistemas da suspensão (a dianteira com dois braços oscilantes e a traseira com braços independentes múltiplos). A preparação específica da suspensão e da direção assegura maior velocidade no arranque e em curva, além de otimizar a estabilidade em todas as superfícies, sem prejudicar o conforto.

Os novos conteúdos incluem jantes de 20” com porca de aperto central (associadas a pneus Michelin Pilot Sport Cup 2) e sistema de escape central Akrapovic de titânio. Adicionalmente, a Alfa Romeo preparou uma ampla gama de opções de personalização como parte de uma oferta que lembra o espírito do Giulia GTA de 1965: das cores de carroçaria criadas pelos designers do Centro Stile Alfa Romeo às cores de inúmeros pormenores, como as pinças de travão e, no interior, à jaula de segurança ‘roll bar’, os cintos de segurança Sabelt de seis pontos e as costuras. As portas traseiras são desprovidas de painéis e a abertura das portas dianteiras é feita por meio de correia, em vez de puxadores, na mesma cor dos cintos de segurança.

Os revestimentos em Alcantara multiplicam-se em pontos como o tablier, painéis das portas, porta-luvas, pilares laterais e revestimento central dos bancos, sendo ainda mais extensiva no GTAm, de onde os bancos traseiros foram removidos para dar lugar a um “recipiente” totalmente revestido e provido de estruturas moldadas para acolher capacetes e um extintor. A versão GTA, igualmente com 540 CV, oferece cinco lugares.

Uma experiência de cliente única e serviços dedicados de venda e pós-venda, com um exclusivo experience package que inclui um capacete Bell com decoração GTA especial, uma capa de viatura Goodwool à medida e serviços exclusivos. Com o GTAm, será fornecido também um conjunto completo de vestuário de competição Alpinestars para as tiradas em circuito.

a carregar vídeo