A Renault poderá vir a transferir a participação de 68% na AvtoVAZ para um instituto de investigação automóvel na Rússia pela quantia simbólica de um rublo, num anúncio que foi feito hoje pelo ministro do Comércio daquele país, Denis Manturov. O grupo Renault era, entre os construtores automóveis ocidentais, aquele que mais exposto estava às sanções contra a Rússia.

A decisão do executivo russo, que o Grupo Renault não comenta, reveste-se de contornos de nacionalização, numa ideia que já anteriormente havia sido aventada pelos responsáveis russos como resposta às sanções internacionais e saídas de companhias do mercado russo.

De acordo com as informações reveladas pela agência de comunicação russa, a participação da Renault na AvtoVAZ deverá ser entregue ao instituto moscovita NAMI. Porém, Manturov indicou também que a marca francesa poderá recomprar as suas ações num prazo de cinco ou seis anos.

A participação da Renault na fábrica de Moscovo, a Avtoframos, será entregue, de acordo com a mesma fonte, à cidade de Moscovo.