A Peugeot revelou os novos 3008 e 5008 com tecnologia híbrida de 48 V, que ajuda na redução dos consumos e das emissões, propondo igualmente prestações melhoradas. O novo sistema Hybrid, que será proposto em primeiro lugar nos 3008 e 5008, será alargado a outros modelos de forma a enriquecer a família de motores eletrificados, incluindo as variantes híbridas plug-in, 100% elétricos e equipados com pilha de combustível.

O sistema Hybrid 48 V compõe-se de um novo motor 1.2 a gasolina PureTech de 136 CV e 230 Nm de binário, acoplado a uma inédita caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem, com seis relações, que incorpora um motor elétrico síncrono de íman permanente capaz de desenvolver uma potência pico de 21 kW/28 CV e um binário de 55 Nm.

Graças a uma bateria que recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário adicional a baixas rotações e reduz o consumo de combustível até 15% (emissões de 126 g/km de CO2 no 3008 e de 128 g/km de CO2 no 5008). Em condução urbana, um SUV do segmento C equipado com o sistema Hybrid poderá, assim, ser conduzido em mais de 50% do tempo no modo 100% elétrico, com zero emissões.

O bloco térmico de três cilindros em linha conta com turbocompressor de geometria variável para um melhor desempenho do motor, corrente de distribuição (baixos custos de manutenção), funcionamento segundo o ciclo Miller para uma melhor eficiência térmica da combustão e cumpre já a norma Euro 6.e.

O sistema funciona de forma autónoma, sem necessitar da intervenção do condutor, sendo que, em condução diária, os motores de combustão e elétrico trabalham em conjunto ou separadamente para otimizar o consumo de energia. Durante uma aceleração forte, o motor elétrico fornece binário adicional ao motor a gasolina, a baixas rotações, enquanto nas desacelerações o motor a gasolina é desligado e o motor elétrico assume as funções de gerador, para recarregar a bateria de 48V. Fornece também o binário de arranque principal do motor de combustão através de uma correia.

Em meio urbano, em curtas distâncias e durante as manobras, o veículo é impulsionado unicamente pelo motor elétrico, portanto, em modo de zero emissões.

Após solicitação do condutor e a baixos regimes, o motor elétrico fornece um binário adicional com um impulso extra que compensa o tempo de resposta do turbo, evitando quebras na entrega de potência e oferecendo maior conforto e dinamismo de condução. Quando o condutor pressiona o acelerador a fundo, o motor elétrico fornece uma potência suplementar de 9 kW (aproximadamente 12 CV). A velocidades superiores (até 145 km/h), o motor de combustão é desligado quando o condutor solta o pedal do acelerador a uma velocidade constante e ao abrandar.

O condutor é informado sobre o funcionamento do sistema híbrido através do painel de instrumentos do painel de instrumentos i-Cockpit.

Segundo a marca francesa, em comparação com um motor a gasolina não eletrificado de características equivalentes, o bloco Hybrid oferece uma economia média de combustível de cerca de 1 litro aos 100 km num SUV do segmento C (ciclo combinado WLTP), chegando mesmo a ser de 2,5 l/100 km em ambiente urbano, onde geralmente o ritmo de condução é mais penalizador para os motores de combustão.

Todas os elementos que compõem este novo motor estão localizados debaixo do capô, com exceção da bateria de 48V, instalada por debaixo do banco esquerdo dianteiro. Esse componente tem uma capacidade bruta de 898 Wh e uma capacidade útil de 432 Wh. Foi concebida para manter o seu nível de desempenho durante toda a vida do veículo e beneficia de uma garantia de oito anos ou 160.000 quilómetros.

Note-se ainda que estes dois SUV contam com duas redes elétricas distintas. Uma rede de baixa tensão de 12 V para alimentar o equipamento do automóvel e uma rede de alta tensão de 48 V para alimentar o sistema híbrido. A eletricidade é gerada exclusivamente pelo motor elétrico de 48 V.

Equipamento específico

Os modelos da Peugeot equipados com o novo motor Hybrid dispõem de instrumentação com mostradores específicos. O painel de instrumentos digital informa sobre a condução 100% elétrica (tacómetro em tom azul), o fluxo de energia no sistema, o nível de carga da bateria, o seu estado de funcionamento através de um contador de potência (Charge, Eco e Power) e a percentagem da distância percorrida em modo elétrico em qualquer altura ou no final da viagem.

Além disso, estes modelos serão equipados com um sistema AVAS (Approaching Vehicle System Alert) que emite um som exterior até aos 30 km/h para avisar os peões e ciclistas da aproximação do veículo.

Este motor substitui o bloco PureTech 130 EAT8 e estará, em breve, disponível noutros modelos da gama, tais como os 208, 2008, 308, 308 SW e 408. Os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid são produzidos na fábrica de Sochaux e serão comercializados na Europa no segundo trimestre de 2023.

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