A Peugeot apresentou o renovado 508, adotando a nova identidade da marca, mas também melhorando a vertente tecnológica para todas as silhuetas (berlina, carrinha e PSE). Os renovados 508 chegarão ao mercado nacional em junho.

Com o lançamento do renovado 508, a Peugeot prossegue a sua ofensiva de produto, com esta gama a integrar alguns dos princípios já vistos no fastback 408. A dianteira conta agora com maior dinamismo e exibe o novo emblema da marca no seu centro, com a grelha mais ampla a tocar agora nos faróis, que apresentam um formato mais estreito e com uma nova assinatura luminosa, representada pelas três garras verticais.

Em termos tecnológicos, recebe iluminação Matrix LED de série para maior competência na condução noturna. Na secção traseira, os novos farolins LED incorporam o design das três garras com indicadores de mudança de direção dinâmicos.

Na versão 508 PSE, a grelha é específica, alternando entre preto brilhante e texturizado. A assinatura ‘Kryptonite’ com três garras isola-se na extremidade do capô.

Os novos 508 não mudam as suas dimensões essenciais, mantendo o comprimento de 4,75 metros na berlina e de 4,79 metros na carrinha, com uma distância entre eixos de 2,79 metros. Nota para as novas jantes de 18″ em alumínio, denominadas ‘Epherra’, com padrão diamantado que combina design e eficiência. Todas as jantes em alumínio estão equipadas com um centro de cinco raios estampado com o emblema da Peugeot que esconde por completo as porcas de aperto. As jantes variam entre as 17 e as 20 polegadas.

Os emblemas dianteiro, laterais e traseiro do novo 508 são mais modernos com a nova tipografia e uma nova cor cinzento Basalt.

Há também três novas cores, num total de sete: Branco Okenite (nova), Azul Eclipse (nova), Cinzento Titane (nova), Cinzento Selenium (agora disponível em todas as versões), Cinzento Artense, Vermelho Elixir e Preto Perla Nera. As gamas de equipamento são as mesmas, também, ou seja, Allure, GT e a de topo PSE.

Tecnologia melhorada

No habitáculo dos novos 508 e 508 SW, a marca focou-se na qualidade e modernidade dos materiais utilizados nos novos estofos, bem como um novo e simplificado comando da caixa de velocidades para uma melhor experiência. O volante de diâmetro reduzido mantém-se, mas apresenta agora o novo brasão da marca ao centro.

O painel de instrumentos digital com ecrã de 12 polegadas pode ser totalmente personalizado e dispõe de novos modos de visualização (Navegação Conectada TomTom, Rádio/Media, Assistências à Condução, Fluxo de energia, etc.) que podem ser alterados diretamente a partir do volante.

O sistema i-Cockpit foi reforçado com a nova tecnologia i-Connect Advanced assente num ecrã tátil de 10 polegadas, navegação conectada, reconhecimento de voz em linguagem natural (pelo comando ‘Ok Peugeot’), conectividade sem fios e atualizações over-the-air. A consola central apresenta um novo design com um novo seletor da caixa de velocidades automática.

A iluminação ambiente com elementos LED azuis no painel de instrumentos, painéis das portas dianteiras e consola central proporciona uma luz suave e contribui para a atmosfera sofisticada do habitáculo. Não se alterando as dimensões, também não mudam as capacidades da bagageira, alternando entre os 487 e os 1537 litros na berlina e os 530 e os 1780 litros na carrinha.

No que diz respeito aos sistemas de assistência à condução, a Peugeot incorpora agora sistemas de Visão Noturna (tecnologia que alerta os condutores para animais, peões ou ciclistas na faixa de rodagem antes de serem iluminados pelas luzes de máximos), condução semiautónoma de Nível 2 (que combina o Cruise Control Adaptativo com função Stop and Go com o Assistente de Manutenção na faixa de rodagem) e câmaras de alta definição para assistência ao estacionamento.

Destaque ainda para o sistema de áudio Hi-Fi Focal Premium com dez altifalantes com tecnologias exclusivas patenteadas como os quatro tweeters de cúpula invertida de alumínio TNF, os quatro woofers/médios com membrana Polyglass e suspensão TMD (Tuned Mass Damper) de 165mm, havendo também um subwoofer Power Flower. Estão ligados a um amplificador de 12 vias com 690 W (tecnologia de classe D reforçada).

Chassis de ponta

Ao nível do chassis, a suspensão pilotada com três níveis de firmeza (‘Normal’, ‘Conforto’ e ‘Desporto’) ajusta-se consoante os modos de condução selecionados, podendo o condutor escolher entre os modos ‘Elétrico’, ‘Eco’, ‘Híbrido’, ‘Normal’, ‘Desporto’ e ‘4WD’, naturalmente, dependendo da motorização (o Diesel não terá modos eletrificados, por exemplo).

Para a versão PSE, os engenheiros da Peugeot Sport adaptaram o chassis com configurações específicas, como o amortecimento variável otimizado com três modos (Conforto/Normal/Sport), a suspensão rebaixada, vias dianteira e traseira mais largas em 24 mm e em 12 mm, respetivamente. O sistema de travagem é reforçado com discos de travão dianteiros de 380 mm de diâmetro com pinças fixas de quatro pistões, enquanto a ligação ao solo é otimizada pelos pneus Michelin Pilot Sport 4S associados a jantes de 20 polegadas.

A gama de motorizações tem como destaque duas versões híbridas plug-in (PHEV), com 180 CV e 225 CV, havendo também uma versão 1.5 Diesel de 130 CV, estando todas as variantes associadas às caixas automáticas de oito velocidades (EAT8). O porta-estandarte desportivo, o híbrido plug-in 508 Peugeot Sport Engineered, dispõe de 360 CV, bem como de tração às quatro rodas e afinação específica de chassis, como já foi indicado.

Os dois plug-in de 180 CV e 225 CV têm tração dianteira, assentando em ambos os casos num motor PureTech a gasolina (150 CV ou 180 CV, consoante a versão híbrida) associado a um motor elétrico que é sempre de 81 kW, acoplado à caixa automática EAT8.

No caso do modelo mais potente, o elemento técnico é diferente, já que o motor a gasolina PureTech tem 200 CV, beneficiando do suporte de dois motores elétricos – um na dianteira de 81 kW e outro na traseira de 83 kW, providenciando assim tração integral.

A bateria de iões de lítio das motorizações híbridas plug-in de 180 CV, 225 CV e de 360 CV tem uma capacidade de 12.4 kWh. Estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo: um carregador monofásico de 3.7 kW proposto de série e um carregador monofásico de 7.4 kW disponível como opcional (de série na versão Peugeot Sport Engineered).

O carregamento pode ser feito através de uma wallbox de 7.4 kW (32 A), demorando 1h40 a carregar totalmente a bateria quando equipado com o carregador de bordo de 7.4 kW. Através de uma tomada padrão (8 A) e com o carregador de bordo monofásico de 3.7 kW, a bateria estará totalmente carregada em aproximadamente 7h05.

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