Peugeot 508: Um pouco do lendário 504 neste ‘leão’ futurista

08/03/2018

No espaço da Peugeot em Genebra, o leão gigante – uma impressionante obra de arte produzida pelo Peugeot Design Lab – chamava atenções. Era impossível não fazê-lo. Mas nem era o que mais chamava a atenção. Essa faculdade tem de ser atribuída ao novo 508, uma berlina com ares de coupé de quatro portas que chega em setembro de 2018 com preços muito semelhantes aos do atual modelo.

A marca francesa tem na sua estratégia a ambição de vir a ser a “generalista de referência”, conforme nos foi foi confidenciado em Genebra, pelo que o 508 assume aqui um papel muito importante, ao surgir como uma proposta que se pretende imiscuir entre os mais ‘aspiracionais’ modelos Premium germânicos.

Assim, no 508, quase tudo é novo: desde a plataforma (EMP2) aos interiores, escapando alguns dos motores que já são conhecidos doutras gamas, como é o caso do 1.5 BlueHDi de 130 CV (embora novidade no 508) e 2.0 BlueHDi de 180 CV. Outra variante em estreia é aquela que contempla o motor 1.6 Puretech de 225 CV.

Dotando grande relevância à noção de qualidade dos materiais, o interior do 508 promove então uma pequena revolução que apenas não surpreende mais porque alguns dos elementos são trazidos do 3008. Mas não deixa de ser um sinal de qualidade inerente à companhia de Sochaux, que apresenta então a nova geração do esquema i-Cockpit, com a instrumentação uma vez mais integrada com um volante de pequenas dimensões e consola central ordenada em função da funcionalidade. A variante carrinha deverá chegar posteriormente, utilizando muitos dos mesmos elementos estéticos deste 508 berlina.

Elemento em que poucos terão reparado é na simbologia do logótipo 508 colocado ao longo da carroçaria deste novo modelo: um formato idêntico ao do lendário 504.

Edição especial ‘abre as hostilidades’

Para lançamento, a marca propõe uma edição limitada e exclusiva denominada First Edition, a qual tem reservas abertas em 12 países europeus, com as primeiras entregas agendadas para o mês de outubro. A reserva pode ser feita online.

A série limitada Peugeot 508 First Edition foi concebida a partir do nível de acabamento GT, o patamar topo de gama da marca gaulesa, disponível apenas em duas cores, Dark Blue e Vermelho Ultimate, envergando acabamento exterior distinto, com um contorno da grelha em preto brilhante e jantes de liga leve de 19” Augusta bi-tom diamantadas, com um envernizado Grey Dust.

Para Portugal, apenas 24 unidades estarão disponíveis, com o motor 2.0 BlueHDi de 180 CV e a nova caixa de 8 velocidades automática EAT8.

*Em Genebra

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.