Peugeot apresenta os 5 e-Pillars da estratégia sustentável

18/02/2025

No E-Lyon Day, a Peugeot garantiu que “em 2025 estamos definitivamente em modo performance”.

 

As palavras objetivas pertencem a Alain Favey, o novo CEO que aproveitou o evento para se dar a conhecer e às suas ideias para a marca.

E Alain Favey tem uma visão clara. Pretende levar a Peugeot a conseguir a neutralidade carbónica rapidamente.

“A minha nomeação como CEO da Marca PEUGEOT é para mim um grande orgulho, mas também um grande sentido de responsabilidade. É uma marca forte, com uma gama completa, que resulta de uma combinação única de modelos elétricos, híbridos e híbridos plug-in sobre as mesmas plataformas. Estamos confiantes de que temos todos os trunfos para alcançar o sucesso e contribuir para um futuro sustentável para as gerações futuras.”

“Para além dos fantásticos produtos já presentes nos nossos mercados, é através da atenção aos nossos clientes e do reforço das nossas parcerias que iremos construir um futuro brilhante, bem-sucedido e sustentável para a PEUGEOT.

Em 2025, estamos, definitivamente, em modo de performance”, garantiu Alain Favey, que agora chegou à liderança da Peugeot e que pretende acelerar a transição energética apoiando-se no que classifica como os 5 pilares elétricos (e-Pillars): a Eletricidade, Eficiência, Experiência, Educação, AmbientE.

Eletricidade. A marca compromete-se a fazer novas adições à gama elétrica, depois de em 2024 ter vendido quase 1,1 milhões de veículos elétricos em todo o mundo, tendo duplicado as encomendas. Só na Europa, a Peugeot foi a marca que registou o maior crescimento nas vendas de veículos elétricos (EV) a particulares, tendo voltado a ser líder de mercado EV quer no segmento C quer nos veículos comerciais ligeiros.

Eficiência. a marca pretende marcar o padrão de eficiência energética. Já em 2024, os Peugeot E-208 e E-380 foram considerados os veículos mais eficientes do mercado no ADAC Ecotest, o conceituado teste do Automóvel Clube da Alemanha.

Experiência. Para a Peugeot, a experiência do cliente é a chave do sucesso e a marca aposta numa experiência elétrica agradável e fácil de se usufruir, com o prazer “associado ao dinamismo, à agilidade, à capacidade de resposta e às performances” e com a facilidade com a capacidade da Peugeot de “ultrapassar os principais obstáculos identificados pelos clientes: autonomia, carregamento, acessibilidade e fiabilidade”

A Educação é outro dos pilares da estratégia, com a marca a comprometer-se a apoiar projetos educativos com associações que promovem a proteção do ambiente, nomeadamente com a Born Free e com a Under the Pole.

Finalmente, o Ambiente completa a estratégia da Peugeot. A abordagem da PEUGEOT passa, também, pela adoção de métodos industriais e materiais sustentáveis no fabrico dos seus produtos.

As fábricas estão a consumir menos energia e recursos naturais, ao mesmo tempo que mudam progressivamente para fontes de energia renováveis. A PEUGEOT utiliza atualmente 60% de eletricidade descarbonizada nas suas instalações, tendo como objetivo atingir a marca de 100% até 2030.

O novo PEUGEOT E-3008 é emblemático das novas práticas sustentáveis implementadas. Atualmente, 85% dos materiais utilizados na sua produção são recicláveis. 40% do peso do painel de bordo e dos tapetes resultam de materiais reciclados. No total, o PEUGEOT E-3008 integra 24% de materiais reciclados.