A Peugeot está totalmente empenhada na eletrificação até ao final desta década, preparando não só uma gama ainda mais focada nesta tecnologia, mas também todo um ecossistema em que o objetivo final é a neutralidade carbónica até 2038.

A marca francesa revelou, em conferência de imprensa online, novos detalhes da sua transição para a eletrificação, avançando quais os passos seguintes no seu caminho para a transição energética que será assente em cinco pontos: o ecossistema de produtos e serviços com base em soluções da Stellantis, a experiência do cliente como centro de tudo, a mobilidade elétrica, a eficiência dos consumos (mínimo de 12.5 kWh/100 km para o E-208) e o respeito pelo ambiente.

Assim, ao abrigo do ‘E-Lion Project’, a marca quer ter todos os modelos da gama eletrificados ainda este ano, passando a ter uma gama elétrica em 2025 (todos os modelos terão uma versão 100% elétrica), estando previsto para 2030 o abandono total dos motores de combustão interna e adoção exclusiva de motores elétricos.

Ao longo dos próximos dois anos serão apresentados cinco novos modelos elétricos: E-308, E-308 SW, E-408, E-3008 e E-5008.

Os 308 e 308 SW elétricos serão alimentados por um novo motor elétrico, que desenvolverá 115 kW (156 CV), para uma autonomia superior a 400 quilómetros (ciclo WLTP), estando prometido um consumo médio de energia de 12.7 kWh.

Nova tecnologia híbrida

Reconhecendo que a aposta nos modelos 100% elétricos ainda não pode ser feita neste momento, a Peugeot irá introduzir uma nova tecnologia de hibridação ligeira (mild hybrid, MHEV) de 48 V para os modelos 208, 2008, 308, 3008, 5008 e 408. O sistema é composto por um motor PureTech de nova geração, com 100 CV ou 136 CV, associado a uma nova caixa de seis velocidades eletrificada de dupla embraiagem (E-DCS6), a qual incorpora um motor elétrico (21 kW).

Graças a uma bateria que é recarregada durante a condução, esta tecnologia gera um maior binário a baixa rotação e uma redução de 15% no consumo de combustível (de 126 g de CO2/km no 3008). Em condução urbana, um SUV de segmento C equipado com o sistema Hybrid pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com zero emissões. Também lhe permite circular em modo zero emissões em uso urbano.

Novo E-3008 revelado ainda em 2023

A marca francesa prepara também uma renovação de alguns dos seus modelos, com destaque para a estreia do E-3008, que será desvendado no segundo semestre de 2023, o qual terá três versões eletrificadas, incluindo uma versão de motor duplo. O E-3008 será o primeiro automóvel lançado com a nova plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis, beneficiando assim das novas capacidades tecnológicas que lhe são inerentes, como uma autonomia alongada de até 700 quilómetros na versão de maior alcance.

Pouco depois, será a vez do lançamento do E-5008, que deverá seguir os mesmos princípios tecnológicos e de versatilidade com zero emissões.

Adicionalmente, a Peugeot garante que o novo design será importante para alcançar as metas propostas para a eletrificação, tendo por base as novas ferramentas tecnológicas, como as plataformas da Stellantis para produzir a nova geração de automóveis da marca. Apostando em novas proporções com vista a uma maior habitabilidade e à reinterpretação do espaço interior, a marca irá confiar também numa série de novidades tecnológicas que irão alterar a definição de condução.

Como exemplo, aponta para a tecnologia de condução “steer-by-wire” sem ligações mecânicas entre as rodas e o volante, que será integrada na nova geração do conceito i-Cockpit inteligente (com lançamento previsto a partir de 2026) e que será inspirado no Hypersquare já visto no Inception Concept.

A experiência a bordo é facilitada pelas tecnologias STLA da Stellantis, com três módulos organizativos: o STLA-Brain é o centro nevrálgico e a inteligência central com uma atualização “Over the Air”, STLA-Smartcockpit permite a integração do universo digital no interior e no exterior, ao passo que o STLA-Autodrive está direcionado para o potencial do futuro da condução autónoma. A colaboração com protagonistas de relevo no setor tecnológico, como a Amazon e a Foxconn, garantem a atualização sempre constante de funcionalidades e parâmetros do veículo.

Trabalho holístico contra as alterações climáticas

No combate às alterações climáticas e como parte deste ambiente holístico em que todas as medidas contam, a Peugeot anunciou ainda uma série de iniciativas e áreas de ação que abrangem desde as estratégias de abastecimento, às cadeias de aprovisionamento, passando pela estrutura global do automóvel, até aos materiais utilizados. Assim, a iluminação e o vidro substituem os pretos e os cromados, os bancos serão mais leves, as jantes serão de uma liga reciclada, bem como muitos outros materiais presentes no veículo, enquanto a estratégia global do ciclo de vida é considerada durante a conceção, com a Peugeot a revelar que esse ciclo de vida global de uma viatura elétrica no futuro será de 20 a 25 anos, um aumento substancial em comparação com os cerca de 15 anos de uma viatura térmica.

Falando neste aspeto, o Diretor de Design da Peugeot, Matthias Hossann, lança o repto de um futuro menos preso a um conceito de posse como o atual. “Imagine que já não há carros usados. Em vez disso, um veículo remodelado e personalizado que pode atualizar ou melhorar em qualquer momento, de acordo com as suas necessidades. Um produto sempre atual e que mantém o seu valor ao longo da sua vida”, refere.

O foco dos novos Peugeot estará na redução do peso e do desperdício através de técnicas revolucionárias, como as apresentadas no Inception Concept mostrado no CES, em Las Vegas, no início de janeiro. Estão prometidas uma redução do peso (com assentos mais finos e tecidos mais leves, entre outras medidas), uma redução nos resíduos e na utilização dos recursos (menor utilização de matérias-primas e abolição dos cromados), bem como uma menor utilização de energia elétrica nos diversos processos do veículo, desde a produção à utilização.

Em suma, Linda Jackson, CEO da Peugeot, afirma que “o projeto E-Lion irá definir a estratégia da Peugeot como uma marca de veículos elétricos que vai garantir que nos mantemos atentos à sociedade para proporcionar uma mobilidade que respeite os valores da nossa marca”.

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