A Peugeot anunciou que apenas irá lançar automóveis elétricos na Europa a partir de 2030, numa medida que estará em linha com as futuras regulamentações da União Europeia para o setor automóvel. A confirmação foi feita pela CEO da marca gaulesa, Linda Jackson, em declarações ao site Automotive News Europe (ANE).

Pertencente ao grupo Stellantis, a Peugeot tem em curso um processo de transformação energética que prevê uma série de novos lançamentos 100% elétricos nos próximos anos, abandonando a sua filosofia de liberdade de escolha (‘freedom of choice’) que tem vindo a ser aplicada até aqui. A razão prende-se com os constrangimentos cada vez maiores no Velho Continente relativamente às emissões poluentes, estando em cima da mesa, inclusive, a proibição das vendas de automóveis com motor de combustão a partir de 2035.

O objetivo da marca de Sochaux é que em 2030 todos os seus automóveis à venda na Europa sejam totalmente elétricos.

“À medida que evoluímos para as plataformas STLA Small, Medium e Large, todos os nossos modelos serão elétricos na Europa até 2030”, é citada Linda Jackson naquele site, salientando, porém, que essa medida apenas será aplicada ao Velho Continente, uma vez que as motorizações de combustão poderão continuar a ser encontradas noutros mercados.

Esta é mais uma marca a juntar-se ao lote de construtores que já garantiram passar para as motorizações elétricas, tendo dentro do próprio grupo Stellantis a companhia de outras como a DS Automobiles (2024), Alfa Romeo (2027), Opel (2028) e Fiat (2030). Todas elas já dispõem, no entanto, de automóveis 100% elétricos nas estradas.

A Peugeot tem atualmente uma gama 70% eletrificada, com modelos como o e-208, e-2008 e a gama de comerciais, a que se juntará em 2023 uma variante totalmente elétrica do novo 308, que chegará ao mercado no início de 2022 com motorizações a gasolina, Diesel e híbrida Plug-in (duas variantes).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.