em Grande Prémio do Mónaco, a famosa pista do Principado vai receber um ligeiro esboço de emoção este mês, na mesma data em que teria lugar a corrida (24 de maio). O piloto da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, Charles Leclerc, natural do Mónaco, vai conduzir um Ferrari SF90 pelas exíguas estradas monegascas numa recriação do emblemático filme de Claude Lelouch, ‘C’était un rendez-vous’, de 1976.

Os ingredientes certos estavam reunidos para uma curta-metragem que se tornou icónica – um Ferrari 275 GTB, a cidade de Paris semi-deserta no amanhecer e uma completa desobediência a todas as regras de trânsito ao longo de oito minutos de filmagem. A obra ‘C’était un rendez-vous’, de 1976, tornou-se sinónimo de irreverência e de paixão pelo automóvel, mesmo que, subsequentemente se soubesse que um dos elementos do filme, o carro conduzido, era afinal um Mercedes-Benz com motor V8 e não um V12 da Ferrari (ainda que o som fosse mesmo do Ferrari).

A obra foi produzida (e conduzida…) por Lelouch numa forma de ‘cinéma-vérité’ que não escapou a muitas críticas na época e a alguns problemas com a justiça francesa. Agora, em 2020, com a pandemia de Covid-19 a travar o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 mesmo antes de arrancar (no passado mês de março), a Ferrari encontrou no circuito do Mónaco um ponto de encontro (o tal ‘rendez-vous’) que quer abraçar

“Alguns encontros no calendário não podem ser esquecidos. Mesmo nas mais difíceis circunstâncias, eles pedem para ser honrados e transformados em oportunidade, para criar algo verdadeiramente único e memorável”, refere a marca italiana em comunicado, explicando o conceito por detrás desta recriação que promete ser emotiva no mesmo domingo em que o Grande Prémio do Mónaco deveria ter lugar – será a primeira vez desde 1954 que o GP do Mónaco não se realizará.

Tanto mais que será uma demonstração ‘caseira’ para Leclerc, mas também o retorno de Claude Lelouch a uma ideia que conhece bem: agora será denominado “Le Grand Rendez-Vous”, ou seja, o grande encontro. Além de Leclerc, o outro protagonista do filme promete ser o Ferrari SF90 Stradale, um modelo híbrido lançado no ano passado para celebrar o 90º aniversário da Scuderia, com uma potência de 1000 CV e uma relação peso/potência de 1.57 kg/CV.

O encontro será também uma forma simbólica de a Ferrari assinalar um início do retorno à normalidade – “o novo normal”, apontado pela marca – após o confinamento dos últimos meses. Ao mesmo tempo, quer agradecer o apoio dos adeptos e dos seus clientes, num encontro com aquela que é a pista mais glamorosa do calendário de Fórmula 1 e que em 2020 foi simplesmente cancelada por imperativos de saúde pública.

Com efeito, a temporada de Fórmula 1 espera também pelo seu arranque, que terá lugar no início de julho, com o Grande Prémio da Áustria.