A Polestar anunciou mexidas técnicas importantes para o Polestar 2, o seu fastback elétrico 100% elétrico de aptidões desportivas. Entre as novidades mais relevantes está a chegada de motores elétricos mais potentes e melhorias nas baterias que lhe permitem maior autonomia.

Esteticamente, o Polestar 2 não varia em grande medida do modelo lançado em Portugal no decurso do ano passado, recebendo agora o conceito imagético ‘SmartZone’ que já havia sido visto aquando da apresentação do Polestar 3, incorporando alguns dos atributos mais importantes da segurança ativa do automóvel, como a câmara frontal e o radar de médio alcance. Adicionalmente, as jantes em liga leve de 20” do Performance Pack foram atualizadas para uma expressão mais desportiva do modelo de cinco portas.

“Na indústria automóvel, um ‘facelift’ incorpora normalmente mudanças visuais superficiais que muitas vezes acabam por destruir a intenção original proposta pelo design. Neste novo ‘model year’ para o Polestar 2, preferimos melhorar substancialmente a tecnologia e os componentes mecânicos do sistema de transmissão elétrica. Podemos dizer que é, até agora, o melhor Polestar 2 e também o mais bonito, com um design frontal revisto e com a nova SmartZone”, afirma Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

Novos motores e tração traseira

Se visualmente, não se reconhecem muitas diferenças, é na vertente técnica que o Polestar 2 se demarca. A nova geração de motores e inversores elétricos fazem parte de todas as versões do Polestar 2, oferecendo melhorias substanciais tanto na eficiência como no desempenho. As variantes Single motor têm agora tração traseira, sendo alimentadas por um motor de íman permanente recentemente desenvolvido e por um inversor em carboneto de silício.

O novo motor tem uma potência até 220 kW/299 CV (anteriormente era 170 kW) e foi otimizado para obter máxima eficiência e elevado binário (agora 490 Nm quando comparado com o anterior valor de 330 Nm), o que permite melhorar o desempenho dinâmico do automóvel: acelera dos zero aos 100 km/h em 6,2 segundos, ou seja, menos 1,2 segundos do que a versão correspondente anterior.

A versão Dual motor dispõe de um novo motor traseiro que se assume como a fonte primária da transmissão de potência, sendo suportado, no eixo dianteiro, por um novo motor assíncrono. Isto permite uma maior potência total do sistema, que é agora de 310 kW/421 CV e 740 Nm (um aumento em relação aos 300 kW e 660 Nm originais), tração melhorada e uma melhor performance – a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se agora em 4,5 segundos. Estes ganhos na eficiência são ainda suportados pela função de desativação do motor dianteiro quando este não é necessário.

O Performance Pack opcional permite obter 350 kW/476 CV e ainda realizar o exercício dos zero aos 100 km/h em apenas 4,2 segundos. É possível adquirir um aumento de potência e de performance realizando um upgrade de software que poderá ser aplicado remotamente nas versões Long range Dual motor.

Maior autonomia e carregamento mais rápido

Todas as versões do Polestar 2 possuem baterias de iões de lítio renovadas capazes de melhorar a eficiência e os tempos de carregamento. As versões Long range têm agora baterias de 82 kWh da CATL com 27 módulos. As baterias para as versões Standard range mantêm a capacidade de 69 kWh com 24 módulos, sendo agora fornecidas pela LG Chem.

Estas baterias renovadas beneficiam de uma unidade de desconexão redesenhada, de um upgrade nas barras e de uma química celular melhorada – permitindo possibilidades de carregamento CC mais elevadas até 205 kW para as baterias Long range e de 135 kW para as baterias Standard range.

A função de desativação do motor dianteiro na versão Long range Dual motor é particularmente eficaz na maximização da autonomia que é agora de 592 quilómetros (WLTP), um aumento significativo de 105 quilómetros. Já a versão Standard range Single motor é agora capaz de atingir 518 quilómetros (WLTP), uma melhoria de 40 quilómetros, e a versão Long range Single motor pode atingir os 635 quilómetros (WLTP), uma melhoria de 84 quilómetros.

Equipamento de série mais completo

O equipamento de série do Polestar 2 foi também melhorado. As funções de alerta à condução são agora de série, incluindo o Blind Spot Information System (BLIS) com apoio à direção, o Cross Traffic Alert com apoio de travagem e o Rear Collision Warning & Mitigation, bem como uma câmara de 360º e espelhos exteriores anti encadeamento. A função de carregamento wireless para telemóvel faz agora também parte do equipamento de série em todas as versões.

As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre de 2023 e os preços iniciam-se nos 53.400€ para a versão Standard range Single motor.

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