Há mais um modelo na família 911, o 911 Carrera T, que se dirige para aqueles que procuram uma experiência de condução mais purista. A letra ‘T’ significa ‘Touring’, direcionando-se a todos os que procuram um modelo mais dinâmico e mais ligado aos sentidos, com equipamento excecionalmente desportivo.

O novo 911 Carrera T posiciona-se entre o 911 Carrera e o 911 Carrera S, com um motor biturbo de 385 CV e 450 Nm, acelerando dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos para uma velocidade máxima de 291 km/h. Em associação, apresenta uma caixa manual de sete velocidades, relegando a caixa automática PDK de oito velocidades para a lista de equipamento opcional. Para reduzir o peso geral, os bancos traseiros foram removidos.

O novo 911 Carrera T posiciona-se entre o 911 Carrera e o 911 Carrera S, com um motor biturbo de 385 CV e 450 Nm, acelerando dos zero aos 100 km/h em 4,5 segundos para uma velocidade máxima de 291 km/h. Possui também o equipamento de série do Carrera S com transmissão manual reforçado com o Porsche Torque Vectoring (PTV) com bloqueio mecânico do diferencial traseiro.

Também oferecidos de série são o Pacote Sport Chrono e a suspensão desportiva PASM (-10 mm), elementos que fazem parte dos opcionais do Carrera S. Mediante pedido, o Carrera T pode ser encomendado com o opcional eixo traseiro direcional, que é normalmente reservado para modelos Carrera S e superiores.

O equipamento específico do 911 Carrera T inclui jantes Carrera S de 20 e 21 polegadas em Cinzento Titânio, com pneus 245/35 R 20 à frente e 305/30 R 21 atrás. O 911 Carrera T também apresenta de série o volante desportivo GT, sistema de escape desportivo, bancos desportivos Plus (quatro vias e ajuste elétrico).

O ‘T’ na designação do 911 Carrera T significa ‘Touring’ e remonta a sua história à homologação do 911 T como ’touring car’ em 1968. O primeiro 911 T foi comercializado até 1973 e, em 2017, a Porsche recuperou a variante purista do 911 com o 911 Carrera T na geração 991. Desde então, o conceito de baixo peso e elementos desportivos foi introduzido com sucesso noutras linhas de modelos como o 718 Cayman T, o 718 Boxster T e o Macan T.

Com apenas 1470 kg, o 911 Carrera T de caixa manual é o 911 mais leve com motorização de entrada, 35 kg mais leve do que o 911 Carrera com PDK de oito velocidades de série. Para além dos bancos traseiros omitidos e do isolamento reduzido, o vidro leve e uma bateria de baixo peso reduzem ainda mais o peso geral. A sonoridade ganha assim maior preponderância graças à redução do isolamento, permitindo ouvir melhor o motor no habitáculo.

Detalhes exclusivos no interior e exterior

No exterior, o Porsche 911 Carrera T diferencia-se da restante gama pelos detalhes em cinzento escuro. Destaque para as molduras superiores e inferiores dos espelhos retrovisores exteriores, os novos logótipos nas portas e traseira e lamelas da grelha traseira em cor de contraste, a cinzento Ágata. As saídas do sistema de escape desportivo são em preto brilhante.

Para o interior, os clientes que procurem ainda maior exclusividade podem optar pelo opcional Pacote Interior Carrera T. Com este, são adicionados cintos de segurança nas cores de contraste, Cinzento Ardósia ou Verde Lagarto. Estas cores são também aplicadas nos pespontos decorativos, logótipo 911 gravado nos encostos de cabeça e nas faixas dos centros dos bancos. Como opção, os tapetes oferecem o logótipo e pespontos nas cores de contraste Cinzento Ardósia ou Verde Lagarto.

A lista de opcionais é curta, mas ainda assim relevante. Entre os mais importantes estão os Bancos Desportivos Adaptativos Plus (de 18 vias e ajuste elétrico), bem como as ainda mais desportivas e leves ‘bacquets’ com centros em Race-Tex. Igualmente opcional é o Pacote de Interior Carrera T com uso alargado de Pele. Neste caso, os apoios de braço nos painéis das portas e consola central são igualmente em pele, em conjunto com a secção superior do tablier e frisos dos painéis das portas.

O novo 911 Carrera T está disponível em quatro cores sólidas, Preto, Branco, Vermelho Guarda, Amarelo Racing, mas também em quatro opções metalizadas, Preto Profundo, Azul Gentiana, Cinzento Gelo e Prata GT. As cores especiais disponíveis são Giz, Rubi Estrela Neo, Vermelho Carmim, Azul Tubarão e Verde Pitão.

O Porsche 911 Carrera T chegará aos concessionários em fevereiro de 2023 e já pode ser encomendado, com preços a partir dos 154.047€.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.