Autêntica máquina de competição para o quotidiano, o Porsche 911 GT3 RS foi colocado à prova no circuito de Nürburgring Nordschleife, palco privilegiado de ensaios para desportivos de excelência, mostrando todas as suas qualidades com uma volta 6m56,4s.

A Porsche quis mostrar a evolução protagonizada por este último 911 GT3 RS e levou o modelo até ao ‘Inferno Verde’, com os seus dois pilotos profissionais, Lars Kern e Kévin Estre, a assumirem o volante e a protagonizarem quatro voltas, sendo que, garante a marca, todas elas ficaram abaixo dos sete minutos.

Acabou por ser Estre a registar o tempo de 6m56,4s, que tem o condão de ser 24 segundos melhor do que o seu antecessor, confirmando desta forma o progresso do 911 num circuito tão árduo e exigente como o Nordschleife. O tempo foi obtido na segunda-feira, pelas 11h40, hora que a Porsche considerou ser a ideal em termos de temperatura – da pista (18º) e ambiente (14º).

O modelo testado pela Porsche era um modelo de série, embora contasse com o pacote de equipamento especial Weissach, que se destaca pela inclusão de pneus pensados para utilização em circuito (Michelin Pilot Sport Cup 2 R) em medidas 265/35 ZR20 à frente e 325/30 ZR21 atrás. De resto, o Porsche mantém o seu motor com 520 CV de potência, que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e seguir até aos 312 km/h de velocidade máxima.

“Foi uma volta sensacional, para mim. Nas curvas rápidas e em travagem, particularmente, o GT3 RS fica inacreditavelmente perto do nosso GT3 R de competição. Isso deve-se também aos pneus de nova geração para desportivos de estrada. Gosto bastante do motor do GT3 RS. Subir até às 9000 rpm num motor de seis cilindros é fantástico. O som é um sonho e o binário é massivo”, referiu o piloto de 29 anos depois de completar o seu turno de condução.

a carregar vídeo

Observando o vídeo, facilmente se percebe que a tarefa, por mais simples que possa parecer, necessitou de grande bravura.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.