Site icon Motor 24

Porsche Cayenne apresenta novo topo de gama de 640 CV

A gama Cayenne passa a contar com um novo modelo, com a versão Turbo GT a assumir-se como o novo topo de gama, combinando o seu comportamento dinâmico com versatilidade no quotidiano. Com motor V8 biturbo de 640 CV, o novo SUV superdesportivo da marca alemã já estabeleceu um recorde no emblemático circuito de Nürburgring Nordschleife.

Com linhas ainda mais desportivas e disponível apenas em carroçaria coupé de quatro lugares, o Cayenne Turbo GT oferece, de série, todos os sistemas de chassis e pneus ‘performance’ desenvolvidos especialmente para este modelo. Comparativamente ao Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT é 17 milímetros mais baixo, tendo todos os componentes passivos do chassis e os sistemas ativos de controlo reformulados e otimizados para o comportamento dinâmico e performance.

Como exemplo, a rigidez da suspensão pneumática com três câmaras foi aumentada até 15% e o amortecimento do Porsche Active Suspension Management (PASM), assim como a Direção Assistida Plus e o eixo traseiro direcional foram adaptados. O sistema de controlo ativo da estabilização da inclinação, Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), funciona agora com software de controlo orientado para a performance. O resultado, de acordo com a marca, é uma estabilização da inclinação e da direção ainda melhores, assim como um comportamento ainda mais preciso em curvas a alta velocidade. Em linha com isto, o Porsche Torque Vectoring permite rácios de binário ainda mais elevados.

O otimizado eixo dianteiro melhora também o comportamento dinâmico. Face ao Turbo Coupé, as rodas dianteiras são uma polegada mais largas e o camber negativo aumentou em 0,45 graus para proporcionar aos novos pneus performance de 22”, Pirelli P Zero Corsa, especialmente desenvolvidos para o Cayenne Turbo GT, uma maior superfície de contacto com o asfalto. A travagem fica a cargo do sistema Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), de série.

O oito cilindros mais potente atual da Porsche

O motor biturbo do Cayenne Turbo GT é, atualmente, o oito cilindros mais potente da Porsche. Com 4.0 litros de cilindrada, este motor V8 biturbo debita 640 CV, mais 90 CV do que o Cayenne Turbo Coupé, e um binário máximo de 850 Nm (mais 80 Nm), possibilitando a aceleração dos zero aos 100 km/h em 3,3 segundos (menos 0,6 segundos) e a velocidade máxima chega agora aos 300 km/h (um incremento de 14 km/h).

As evoluções mais extensas foram aplicadas nas áreas da cambota, sobrealimentação, injeção direta de combustível, sistema de admissão e intercooler. O V8 do Turbo GT diferencia-se do utilizado no Turbo Coupé em elementos fundamentais como a cambota, as bielas, os pistões, conjunto de distribuição e amortecedores de vibração torsional. Dado o aumento de potência, estes componentes foram desenhados para cargas mais elevadas e aprimorado comportamento dinâmico. A caixa Tiptronic S de oito velocidades e o sistema Porsche Traction Management (PTM) foram também modificados. Há também arrefecimento adicional para a caixa de transferências.

Volta recorde em Nordschleife

O piloto de testes da Porsche, Lars Kern, completou uma volta ao circuito de Nürburgring Nordschleife (na volta de 20,832 quilómetros) com o Cayenne Turbo GT num tempo de 7m38,9 minutos, estabelecendo um novo recorde para um SUV desportivo.

O sistema de escape desportivo, incluído de série, com saídas colocadas ao centro, é específico para o Cayenne Turbo GT. A partir do centro do veículo, o sistema de escape, incluindo o silenciador traseiro, é feito em titânio de peso reduzido e particularmente resistente ao calor. Com a omissão do silenciador central é conseguida uma poupança adicional de peso.

Design mais arrojado

Opcionalmente disponível com a nova pintura em Cinzento Ártico, o Cayenne Turbo GT apresenta elementos mais desportivos do design. Estes incluem um para-choques dianteiro específico para o GT com um marcante spoiler e entradas de ar laterais aumentadas, o que cria uma imagem dianteira única. O tejadilho em carbono e as extensões das cavas das rodas em preto, juntamente com as jantes GT Design de 22” em cor Neodímio, dominam a vista de perfil. As lamelas em carbono colocadas ao longo do spoiler traseiro são específicas para o GT, assim como o lábio do spoiler adaptativo extensível, o qual é 25 mm mais largo do que o utilizado no Turbo. Isto aumenta a força descendente em até 40 kg à velocidade máxima. A vista traseira é completada com um marcante difusor em carbono.

Equipamento reforçado e novo infoentretenimento

O caráter desportivo do Cayenne Turbo GT é destacado pelo diverso equipamento de série e elementos alargados em Alcantara no seu interior. Os bancos dianteiros desportivos com regulação em oito vias e os dois bancos traseiros são de série. Ambos são específicos para o GT e possuem centros com Alcantara perfurada, destaques em cor de contraste em Neodímio ou Cinzento Ártico e designação ‘turbo GT’ nos apoios de cabeça. O volante desportivo multifunções inclui a marcação das 12 horas a amarelo. Dependendo da especificação, os frisos são em Preto mate.

Com o Turbo GT, a próxima geração do sistema Porsche Communication Management (PCM) é lançada para o mercado com performance melhorada, uma nova interface para o utilizador e uma nova lógica de operação no Cayenne. Como anteriormente, o PCM 6.0 é totalmente compatível com Apple CarPlay, mas agora permite também total integração com Apple Music e Apple Podcasts. Adicionalmente, o sistema de infoentretenimento inclui também Android Auto, o que faz com que todos os populares smartphones possam ser integrados.

O Cayenne Turbo GT já está disponível para encomenda, com os preços a começarem nos 259.527 euros.

Exit mobile version