A Porsche iniciou os testes de componentes tecnológicos do Mission R com o 718 Cayman GT4 ePerformance, dando assim mais um passo rumo à eletrificação.

Após a apresentação do concept no Salão de Munique, em setembro de 2021, de um GT de competição totalmente elétrico para eventual fornecimento de carros-cliente no futuro. Agora, os componentes elétricos do Mission R estão a ser desenvolvidos e testados nas pistas, com um 718 Cayman GT4 ePerformance como veículo de teste.

Este modelo recorre a chassis do bem-sucedido 718 Cayman GT4 Clubsport, com todos os elementos do sistema motriz – incluindo o motor elétrico e a tecnologia de bateria – a virem do protótipo apresentado na IAA em Munique. Com configurações de potência variáveis, o valor máximo em modo de qualificação atinge mais de 735 kW/1000 CV, com um valor de 450 kW/612 CV disponíveis em configuração de corrida durante 30 minutos, ou seja, a duração de uma prova da Porsche Carrera Cup.

Em termos de tempos por volta e velocidade de ponta, o 718 Cayman GT4 ePerformance está em linha com o atual 911 GT3 Cup (geração 992).

“Com o Mission R, mostrámos como a Porsche imagina a competição cliente sustentável no desporto automóvel para o futuro”, afirma Matthias Scholz, gestor de projeto do departamento GT da Porsche. “O 718 Cayman GT4 ePerformance demonstra agora que esta visão funciona de forma impressionante na pista. Estamos muito entusiasmados quanto à resposta porque uma competição monomarca com carros de competição seria uma adição importante aos nossos atuais programas de competição cliente”, acrescenta aquele responsável.

Até 2030, a Porsche pretende ser neutra nas emissões em CO2 em toda a sua cadeia de valor e ciclo de vida dos automóveis novos. Nesse ano, a proporção de veículos elétricos vendidos será superior a 80%.

Novos conceitos para sustentar a performance

O 718 Cayman GT4 ePerformance dispõe de dois motores elétricos síncronos de íman permanente (PESM), um por cada eixo, providenciando assim tração integral e uma potência máxima de 800 kW/1088 CV. Os motores elétricos e o pack de baterias dispõem de um sistema de arrefecimento por óleo desenvolvido pela Porsche para contrapor a perda de eficácia provocada pelo aquecimento. Os responsáveis da marca assumem que este conceito foi central ao desenvolvimento do sistema motriz do ePerformance, procurando obter uma eficiência termodinâmica extremamente elevada para que a potência em modo de corrida seja duradoura por cerca de meia hora.

718 GT4 ePerformance

Graças à tecnologia de 900 volts, o carregamento da bateria leva apenas 15 minutos a repor de 5 a 80%.

Em termos estéticos, o 718 Cayman GT4 ePerformance é 14 cm mais largo do que o Cayman GT4 Clubsport, com o modelo elétrico a receber cerca de 6000 peças totalmente novas. A carroçaria é composta de materiais compósitos de fibras naturais, entre outras, com redução das emissões decorrentes desse mesmo facto. Para efeitos de teste, a Porsche está também a aplicar fibra de carbono reciclada. Os pneus são fornecidos pela Michelin com jantes de 18 polegadas, tendo sido produzidos pela marca francesa também com recurso a processos mais sustentáveis.

A estreia do GT4 ePerformance irá decorrer no Festival de Goodwood, entre 23 e 26 de junho, participando na prova que é disputada na rampa de 1.9 quilómetros. Depois, irá estar presente na fábrica de Leipzig, na Alemanha, para celebrar os 20 anos daquela fábrica, com um circuito de 3.7 quilómetros na fábrica a simular partes mais exigentes de outros circuitos mundialmente famosos.

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