A Porsche apresentou mais uma versão do Macan, esta com um cariz mais desportivo, completando assim a gama do seu SUV mais compacto. O Macan GTS surge equipado com um motor V6 de 2.9 litros com 380 CV de potência e chassis desenvolvido especificamente de forma a obter um comportamento mais dinâmico.
[soliloquy id=”772565″]
O novo membro da família de SUV compactos da Porsche possui a abreviatura GTS, que significa “Gran Turismo Sport”, diferenciando-se, desde logo, pelo seu visual. O Pacote Sport Design, de série, com novos acabamentos à frente e atrás, associa-se às saias laterais para imagem mais desportiva, disponibilizando ainda faróis LED com sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS) e luzes traseiras tridimensionais escurecidoss. Os faróis LED podem também ser encomendados em preto com PDLS Plus. O chassis rebaixado em 15 milímetros, as jantes RS Spyder Design de 20” em preto acetinado, as pinças de travão em vermelho e os frisos em preto brilhante destacam também a aparência de elevada performance.
Neste modelo, a cor preta está em especial destaque, com a zona dianteira caraterizada pelos elementos pintados a preto – uma caraterística que distingue todos os modelos GTS da Porsche. A cor preta destaca também a traseira: aqui, o difusor e as saídas do sistema de escape desportivo de série são também pintados nesta cor.
Mas é no capítulo técnico que a Porsche procurou dotar o Macan GTS de maior exclusividade. Assim, recebe motor V6 biturbo de 2.9 litros com 380 CV, ou seja, mais 20 CV comparativamente com o seu antecessor. Da mesma forma, o binário máximo foi aumentado em 20 Nm para 520 Nm entre as 1750 e as 5000 rpm. Combinado com a caixa PDK de dupla embraiagem e o opcional Pacote Sport Chrono, o Macan GTS acelera dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos, três décimos de segundo mais rápido do que o modelo anterior. A velocidade máxima é de 261 km/h. O mais desportivo Macan tem um consumo homologado WLTP entre os 11,4 e os 12 l/100 km.
O chassis, rebaixado em 15 mm, foi trabalhado com sistema de controlo do amortecimento da suspensão, Porsche Active Suspension Management (PASM) dotado de afinação especial, a par das jantes de série RS Spyder Design de 20” e os travões de dimensões generosas (360 x 36 milímetros à frente, 330 x 22 milímetros atrás). Como opção, a travagem pode ainda ser melhorada por intermédio dos travões Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento em carboneto de tungsténio ou pelos travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).
Interior aprimorado
O interior foi também aprimorado nesta versão, com materiais de elevada qualidade como Alcantara nos centros dos bancos, nos apoios de braços da consola central e painéis das portas, assim como o alumínio escovado. O volante desportivo multifunções com aro em pele lisa e patilhas para a caixa de velocidades é de série, assim como os bancos desportivos, exclusivos do GTS, com regulação em oito vias e apoios laterais pronunciados para um apoio estável durante uma condução dinâmica.
O revestimento em pele GTS com Alcantara e destaques em Vermelho Carmim ou Crayon, o sistema de som BOSE Surround e o novo compartimento para smartphone com função de carregamento por indução são algumas das opções de personalização. O cruise control adaptativo incluindo Assistente de engarrafamento, o Park Assist com câmara de marcha-atrás e Surround View, o para-brisas aquecido e o ionizador são também opcionais e incrementam a segurança e conforto.
O Macan GTS já está disponível para encomenda, com um preço base de 111.203 euros.

