A Porsche apresentou o seu renovado Panamera, que é apontado pela marca alemã como um modelo capaz agora de cobrir um espetro ainda maior de conceitos – do mais familiar ao desportivo. No topo está o Panamera Turbo S, com motor de 630 CV de potência, mas a Porsche não esquece o lado da eletrificação, mantendo a aposta na estratégia da E-Performance.

Nesse sentido, o Panamera 4S E-Hybrid é uma nova adição à gama de modelos híbridos plug-in, disponibilizando uma unidade motriz totalmente nova com uma potência total de 560 CV, que tem como característica principal o aumento de 30% na autonomia elétrica, em comparação com os híbridos anteriores.

Também o conforto e a dinâmica foram ambos beneficiados pelas melhorias nos componentes do chassis e dos sistemas de controlo que se combinam com uma nova geração de direção e pneus.

Visual mais distinto e expressivo

Os novos modelos Panamera – que além da versão berlina, também podem ser encomendados nas variantes Sport Turismo e Executive, com uma maior distância entre-eixos, dependendo da motorização – passam a estar equipados de fábrica com a dianteira Sport Design, anteriormente disponível como opção, com grelhas de entrada de ar melhoradas, aberturas de refrigeração laterais de maior dimensão e módulo de iluminação dianteira com apenas uma “barra”.

Já o Panamera Turbo S dispõe de uma secção frontal nova, distinguindo-se pelas entradas laterais de maior dimensão e novos elementos na cor da carroçaria, que estão ligados horizontalmente, enfatizando, assim, a sua largura. Os módulos de iluminação duplos frontais da variante Turbo estão ainda mais afastados.

A renovada faixa de luz na traseira passa a acompanhar de forma contínua a tampa da mala com um contorno devidamente integrado. Os desportivos modelos GTS passam a contar de série com uns novos e escurecidos módulos de iluminação traseira Exclusive Design, incluindo uma função dinâmica de “coming/leaving home”. Três novos modelos de jantes de 20 e 21 polegadas foram adicionados à gama, passando assim a estar disponíveis para escolha um total de dez diferentes designs.

Turbo S: dos zero a 100 km/h em 3,1 segundos

A dinâmica do Panamera Turbo S é assinalável, com a Porsche a anunciar valores de 630 CV de potência e 820 Nm de binário máximo, ou seja, mais 80 CV e 50 Nm do que o anterior topo de gama. Nas prestações, o salto maior: no modo de condução Sport Plus, o Panamera Turbo S é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 3,1 segundos.

Desenvolvido em Weissach e construído em Zuffenhausen, o motor 4.0 V8 biturbo foi totalmente renovado para permitir ao Panamera atingir os 315 km/h de velocidade máxima.

Para conseguir transmitir tamanha potência à estrada de uma forma controlada e maximizando a velocidade de passagem em curva e o dinamismo, a suspensão pneumática de três câmaras, o Porsche Active Suspension Management (PASM), o sistema ativo de controlo de movimentos de carroçaria, Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport), que inclui o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), foram personalizados para cada modelo especifico e otimizados de acordo com os mesmos.

Foi este modelo que a Porsche usou na obtenção do recorde para este tipo de berlinas no circuito de Nürburgring Nordschleife em Nürburgring, com o piloto de testes Lars Kern a completar os 20.832 km da mais exigente pista do mundo em exatamente 7m29.81s.

Desportivo suave

Por outro lado, o motor V8 biturbo que equipa o Panamera GTS foi otimizado tendo em vista a entrega de potência. Com 480 CV de potência e 620 Nm de binário, esse Panamera GTS disponibiliza mais 20 CV do que o seu antecessor, assumindo um carácter de atuação próximo ao de um motor atmosférico, mas com sonoridade de um tradicional motor V8, sobretudo quando equipado com o sistema de escape desportivo proposto de série e que conta com saídas com silenciadores colocados assimetricamente.

Os novos Panamera e Panamera 4 passam a estar equipados, em todos os mercados mundiais, com o conhecido motor 2.9 V6 biturbo, de 330 CV de potência e 450 Nm de binário, mantendo-se as suas prestações inalteradas.

O chassis e todos os sistemas de controlo e apoio foram evoluídos no sentido de reforçar o caráter desportivo, mas também confortável, de todos os novos modelos Panamera. Por exemplo, o melhorado Porsche Active Suspension Management (PASM) permite uma melhoria no conforto do amortecimento, enquanto o sistema elétrico de controlo dos movimentos de carroçaria do Porsche Dynamic Chassis Control Sport (PDCC Sport) assegura uma maior estabilidade aos novos Panamera. Há a registar ainda uma nova geração de controlo da direção e de pneus.

Mais quilómetros sem emissões

Com o novo Panamera 4S E-Hybrid, a Porsche apresenta ainda uma nova geração de modelos híbridos plug-in orientados para as prestações e dinamismo. Combina um motor elétrico de 100 kW (136 CV), integrado na caixa PDK de dupla embraiagem de oito velocidades, com o motor 2.9 V6 biturbo de 440 CV para uma potência combinada de 412 kW (560 CV) e um binário máximo de 750 Nm. Junta-se ainda uma bateria de capacidade melhorada, passando dos anteriores 14.1 kWh para 17.9 kWh, utilizando células otimizada.

Quando equipado com o Pack Sport Chrono proposto de série, o Panamera 4S E-Hybrid acelera dos zero aos 100 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima anunciada é de 298 km/h. Os modos de condução também foram melhorados no sentido de proporcionarem uma utilização ainda mais eficiente da energia, possibilitando uma autonomia de até 54 quilómetros no ciclo WLTP.

Conectividade digital

O sistema Porsche Communication Management (PCM) passa a incluir algumas novas funções digitais e serviços melhorados como o sofisticado reconhecimento de comandos por voz Voice Pilot, o sistema Risk Radar que permite dispor de informações atualizadas sobre sinalização ou perigos na via e a ligação sem fios (wireless) ao Apple CarPlay, além de muitos outros serviços conectados.

O novo Panamera também oferece um extenso leque de sistemas de iluminação e apoio, como o Lane Keeping Assist (LKA) com reconhecimento de sinais de trânsito que é de série, ou o Porsche InnoDrive que inclui o cruise-control adaptativo, Night Vision Assist, Lane Change Assist (LCA), faróis LED MATRIX que incluem PDLS Plus, Park Assist com sistema Surround View (visão 360º) e o head-up display.

O novo Porsche Panamera já está disponível para encomenda e estará nos concessionários da marca em meados de outubro, com preços a partir dos 120.930€ na variante de tração traseira. Todos os demais modelos incluem tração integral e os preços começam nos 125.973€ para o Panamera 4, nos 138.589€ para o Panamera 4S E-Hybrid, nos 189.531€ para o GTS e nos 238.569€ para o topo de gama Panamera Turbo S.

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