O Kia Niro foi eleito pelas juradas do Women’s World Car of the Year como o melhor carro do mundo para 2023.

O anúncio do vencedor, às 00h00 da Nova Zelândia, coincide com o Dia Internacional da Mulher, uma data muito especial não só porque dá voz às mulheres, mas também devido à ligação em muitos países entre o automóvel e a ideia de liberdade de movimentos individual.

Este prémio destaca-se por ter apenas mulheres no júri, com 63 jornalistas especializadas na indústria automóvel de 43 países, incluindo Carla Ribeiro, jornalista do Público, como representante lusa.

Na primeira volta da votação, os melhores automóveis de cada categoria foram escolhidos de um total de 59 candidatos, com as escolhas a recaírem no Kia Niro (Melhor Automóvel Urbano), Jeep Avenger (Melhor SUV Familiar), Citroën C5 X (Melhor Automóvel Grande), Nissan X-Trail (Melhor SUV Grande), Audi RS 3 (Melhor Carro Performance) e Ford Ranger (Melhor 4×4), com estes a serem também os finalistas da grande votação final.

No final, e após muito escrutínio, a balança inclinou-se fortemente a favor do Kia Niro, modelo que oferece um grande foco na eficiência, mas também “um pacote completo que é claramente digno deste prémio”, como refere a jurada Elena Scherr, dos Estados Unidos da América, secundada na sua opinião por Petra Mühr, da Áustria, para quem o “Kia Niro é um carro espaçoso, elegante, eficiente e prático, que está na moda com o seu tamanho, design e condução”.

“A eleição deste ano foi particularmente difícil devido ao excelente nível de todos os candidatos. Cada um dos finalistas teve mérito suficiente para ganhar o troféu”, referiu Marta Garcia, Presidente executiva do WWCOTY.

Todas as votações foram verificadas por Grant Thornton, do seu escritório em Auckland, Nova Zelândia. Este auditor certifica os resultados do WWCOTY desde o seu início em 2009.