A Harley Davidson revelou os dados técnicos daquela que será a sua primeira moto elétrica, a LiveWire, apresentado na parte final do ano passado no EICMA, sabendo-se agora que terá uma autonomia esperada de 177 quilómetros e prestações condizentes com a companhia americana. Além disso, sabe-se também o preço desta moto, situando-se quase nos 30.000 dólares.

Marca icónica do universo das duas rodas, a Harley Davidson terá a sua primeira moto elétrica já em 2019, revelando na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES 2019) alguns dados técnicos, incluindo o tempo de aceleração dos zero aos 96 km/h (0-100 mph), que será de 3,5 segundos, além de respostas sempre prontas devido ao binário sempre disponível desde o arranque. Não se sabe, porém, a potência desta moto elétrica, com a Harley a manter esse dado ainda em segredo.

Ainda assim, numa prova de que está pronta para abraçar a nova era, procura ser uma das líderes na eletrificação nas duas rodas. Além da autonomia, a marca indicou ainda que o tempo de carregamento será de cerca de 21 quilómetros por cada hora numa tomada doméstica, com um carregador DC a acelerar o processo de carga total para bem menos de uma hora (309 quilómetros por cada hora). A regeneração de energia a partir da travagem também é um elemento destacado, bem como a sua conectividade, uma vertente cada vez mais em voga.

Em relação a isto, a LiveWire virá equipada com tecnologia H-D Connect, uma aplicação que liga os condutores à motos através de uma unidade de controlo telemático LTE com serviços na ‘nuvem’ e acesso a informações longe da moto, como o estado de carga da bateria e autonomia ou localização de postos de carga. Alertas de roubo ou de queda também podem ser enviados para o smartphone do utilizador, além de ‘tracking’ GPS em caso de roubo. A instrumentação estará disponível num ecrã tátil de 4.3 polegadas.

Outro anúncio importante foi o do preço. A Harley Davidson confirmou que o valor a pedir por esta moto será de 29.799 dólares no Estados Unidos (ou cerca de 26.000€).

Aposta tripla

A Harley Davidson tem uma estratégia de lançamento de várias motos mais ecológicas, sem reduzir o apelo da companhia americana, apostando também na diversificação de modelos, como se deduz das duas outras novidades apresentadas no CES 2019.

Nesse âmbito, a Harley mostrou mais duas motos elétricas, ainda enquanto estudos: uma é mais minimalista e a outra apresenta-se mais robusta para aventuras fora do asfalto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.