Os oito primeiros Bugatti Chiron Super Sport 300+, cuja produção será limitada a apenas 30 exemplares, estão prontos para entrega. Após dois anos de testes exaustivos por parte da Bugatti, o hiperdesportivo começa a ser entregue aos seus clientes.

O Chiron Super Sport 300+ saltou para a ribalta quando, em 2019, estabeleceu um novo padrão de velocidade de ponta para um automóvel de produção em série, aproximando-se da fasquia impressionante dos 500 km/h. Com um vencedor de Le Mans ao volante, Andy Wallace, o Chiron Super Sport 300+ obteve uma velocidade de ponta de 304.773 mph (490.484 km/h), com a marca a revelar, pouco depois, que iria produzir uma série limitada de 30 exemplares no ‘atelier’ de Molsheim.

Para conseguir esse recorde, o Chiron Super Sport 300+ beneficiou de um ligeiro aumento de potência de 100 CV no motor W16 de 8.0 litros, passando a debitar assim 1600 CV. Além disso, os engenheiros da Bugatti desenvolveram um novo sistema de gestão térmica para o motor e caixa de velocidades, de forma a que aqueles componentes mantivessem a sua correta refrigeração, mesmo a velocidades extremas. Houve ainda lugar a ligeiras alterações de software de motor, caixa, transmissão e turbocompressores.

Mestre do ar

Esteticamente, também existiram alterações, com a otimização da vertente aerodinâmica a permitir-se total estabilidade para lá da marca dos 420 km/h. Notavelmente, a secção traseira prolongou a carroçaria em 25 cm, permitindo dessa forma uma melhor e mais eficiente passagem do ar pela carroçaria. Cortinas de ar adornam os cantos dianteiros do para-choques, enquanto saídas de ar nas cavas das rodas e atrás das rodas dianteiras permitem retirar o excesso de pressão de cada cava da roda, reduzindo o arrasto e produzindo também uma pequena quantidade de pressão no solo.

De resto, a carroçaria esguia do Chiron Super Sport 300+ deixa à mostra a fibra de carbono em preto, com grafismos a laranja no centro do veículo.

“É o hiperdesportivo mais rápido que a Bugatti alguma vez produziu e é um verdadeiro atestado à paixão pela engenharia, à perícia técnica e à perseguição incansável de performance que são sinónimos da nossa marca”, refere Christophe Piochon, Diretor de Produção e Logística da Bugatti.

Reforçando a sua aura exclusiva, cada unidade do Chiron Super Sport 300+ tem um preço sem impostos de 3.5 milhões de euros, tendo a produção de 30 unidades esgotado.

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