Primeiro Bentley elétrico será um SUV urbano e chega em 2026

11/11/2024

A Bentley adiou em 5 anos o objetivo de produzir apenas veículos 100% elétricos. A marca de luxo britânica estendeu o prazo até 2035, mas promete o primeiro automóvel totalmente elétrico já em 2026.

 

A Bentley Motors promete lançar já em 2026 o seu primeiro automóvel 100% elétrico e diz que o modelo criará “um segmento totalmente novo”. O veículo será “o primeiro verdadeiro SUV urbano de luxo do mundo”, afiança.

Este modelo está a ser concebido e desenvolvido -e será também produzido – na sede da marca britânica em Crewe e é o primeiro de uma nova fase da marca.

 

A Bentley Motors planeia lançar todos os anos e durante uma década, um novo híbrido plug-in (PHEV) ou 100% elétrico (BEV), até se tornar um construtor de automóveis totalmente elétricos a partir de 2035.

A Bentley, que já lidera o sector dos automóveis híbridos de luxo, irá consequentemente cimentar ainda mais esta posição ao prolongar o ciclo de vida dos modelos PHEV para além de 2030, até 2035.

E os modelos Continental GT coupé, Convertible e Flying Spur são agora exclusivamente oferecidos com um grupo motopropulsor híbrido V8 plug-in Ultra Performance, na sequência da descontinuação do icónico motor W12 da Bentley após mais de 20 anos de produção em Crewe.

Frank-Steffen Walliser, Presidente e Diretor Executivo da Bentley Motors, afirmou que a marca se adaptou ao ambiente económico, ao adiar em 5 anos a estratégia de eletrificação total:

“Quatro anos após o dia em que a Bentley delineou inicialmente a sua estratégia Beyond100, adaptamo-nos ao ambiente económico, de mercado e legislativo de hoje para dar início a uma importante fase de transformação para o futuro”.

“O Beyond100+ torna-se a nossa luz orientadora à medida que alargamos as nossas ambições para além de 2030, mantendo o nosso objetivo de um futuro descarbonizado, incluindo a oferta de automóveis totalmente elétricos a partir de 2035, e reforçando as nossas credenciais como o criador britânico de automóveis extraordinários durante mais de um século e mais além,” sublinhou na apresentação online aos jornalistas.

Como parte integrante desta estratégia, a marca de luxo britânica está a fazer uma “reinvenção fundamental” da infraestrutura de fabrico de Crewe .

A empresa já conseguiu que as instalações fossem certificadas como sendo neutras em termos de carbono, e está a modernizar Crewe para se tornar uma “Fábrica de Sonhos” para um futuro elétrico.

A transformação da histórica fábrica de Crewe é o maior programa autofinanciado nos 105 anos de história da Bentley e inclui um novo Centro de Design de última geração, uma oficina de pintura e uma linha de montagem de veículos elétricos, “transformando um local com 85 anos para uma nova era de eletrificação e uma nova referência em operações de fabrico da próxima geração, digitais, flexíveis e de elevado valor”.