Os novos smart terão uma identidade completamente renovada, não só no estilo e tecnologia, mas também na denominação. A marca revelou que o seu primeiro modelo elétrico de nova geração – nascido da parceria entre a Geely e a Mercedes-Benz – será denominado #1, criando-se a partir daqui a respetiva linhagem.

Com a renovação da marca, produto e modelo de negócio, a smart entrou numa nova era de desenvolvimento. Inspirado fortemente pelo concept #1 revelado no Salão de Munique, no ano passado, o primeiro modelo da nova gama, o novo smart #1, concluiu recentemente os testes aerodinâmicos e de inverno.

Com a combinação do símbolo cardinal (‘#’) com um número, a smart cria uma nomenclatura para a família da nova geração de veículos totalmente elétricos. Atualmente utilizado para apontar os temas mais falados nas redes sociais, o símbolo ‘#’ é sinónimo de tendência na era digital – o que é bastante apropriado já que desde o lançamento do primeiro automóvel no já longínquo Salão de Frankfurt de 1997, a smart causou um forte impacto com a criação de um pequeno automóvel que revolucionou a indústria automóvel.

“Como primeiro produto a ser lançado após o rebranding da marca, o smart #1 combina na perfeição a tecnologia de condução elétrica e a qualidade premium. Estou certo de que o smart #1 irá entusiasmar os futuros clientes, tanto na China como na Europa, definindo novas tendências de mobilidade urbana e originando experiências poderosas por onde quer que passe”, explica Daniel Lescow, Vice-Presidente de Vendas Globais, Marketing e Pós-Vendas da smart.

A denominação, de resto, surge até aplicada na camuflagem dos modelos de testes utilizados pela marca.

A importância da aerodinâmica

Desenhado pela equipa global de design da Mercedes-Benz, o smart #1 apresenta um visual exterior elegante, num equilíbrio que a marca aponta de perfeito entre a estética e a aerodinâmica. Os puxadores das portas ocultos, o pacote aerodinâmico altamente eficaz, bem como o sistema AGS (Active Grille Shutter), contribuem para elevar o desempenho aerodinâmico. A resistência ao vento e ruído foram significativamente otimizadas, o que contribui para uma maior eficiência energética, conforto e autonomia.

O Instituto Chinês de Investigação de Engenharia Mecânica (China Automotive Engineering Research Institute), em Chongqing, é o centro de testagem mais avançado de aerodinâmica automóvel do país, e um dos principais a nível mundial. Aqui, o smart #1 obteve um desempenho de coeficiente aerodinâmico de apenas 0,29, uma conquista de elevado nível, sobretudo quando comparado com os seus concorrentes SUV no mesmo segmento.

Trata-se de um valor importante, uma vez que o coeficiente aerodinâmico é o elemento principal que influencia o consumo de energia, alcance, ruído de vento e a estabilidade a alta velocidade.

Sem medo do gelo e da neve

Mas nem só no laboratório se põem à prova os atributos deste novo smart. A equipa de desenvolvimento levou o #1 ao extremo Norte da China, até um dos centros de testagem mais frios do mundo, com temperaturas de cerca de -40 ºC, no qual o smart #1 revelou resistência ao frio extremo, de acordo com a marca, valendo-se do avançado sistema de controlo de temperatura da bateria que assegura o seu funcionamento em pleno.

Adicionalmente, os clientes podem pré-definir o horário de condução através da APP smart ou do painel de controlo do smart #1, de forma a pré-aquecer automaticamente a bateria, e assim garantir uma eficiência otimizada do carregamento e da potência. Adicionalmente, os puxadores ocultos das portas estão equipados com funções de quebra-gelo, de forma a funcionarem mesmo quando o carro está coberto com uma camada fina de gelo.

O smart #1 foi, ainda, submetido a complexos testes de estrada com neve e gelo, em condições semelhantes à condução urbana diária de inverno. Com um robusto sistema ESP desenvolvido pela Bosch e pela motorização totalmente elétrica, o novo smart #1 promete uma combinação elaborada de conforto de condução, estabilidade, aceleração e desempenho de travagem.

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