Para muitos dos aficionados dos ralis, a visão do Subaru Impreza azul tornou-se icónica, sobretudo quando pilotado por nomes lendários como Colin McRae, Richard Burns ou Petter Solberg. Comemorando os 25 anos desde o primeiro triunfo em especiais do Mundial de Ralis (WRC), a Prodrive, que preparou os carros da marca japonesa naquelas décadas, prepara uma edição especial e muito limitada de um desportivo inspirado no Impreza 22B – o P25.

O Prodrive P25 procura capturar a essência daquele Impreza 22B, que é visto como um dos modelos mais emblemáticos da história do Impreza, mas com recurso às tecnologias mais modernas, o P25 será ainda mais potente, mais leve e mais ágil do que o carro em que se inspira.

De acordo com a preparadora britânica, o P25 terá um motor boxer de quatro cilindros de 2.5 litros e capaz de debitar mais de 400 CV de potência, estando o bloco associado a uma caixa semiautomática de seis velocidades com patilhas atrás do volante e, graças à utilização extensiva de fibra de carbono, um chassis mais leve para assim beneficiar a dinâmica.

Peter Stevens, que desenhou o Impreza WRC original para a Prodrive, definiu o design deste novo modelo, enquanto a vertente técnica e toda a área de engenharia do P25 foi entregue ao diretor técnico da Prodrive, David Lapworth, que foi também o responsável pelo modelo de ralis.

O P25, cuja estreia oficial irá decorrer no Festival de Goodwood, em junho, foi uma ideia do proprietário da Prodrive, David Richards. “O Impreza 22B original é considerado o mais icónico dos Subaru e é altamente procurado. Queríamos melhorar tudo o que fez desse carro tão especial ao aplicar as mais recentes tecnologias para criar a nossa interpretação moderna de um carro que estabeleceu um lugar na história motorizada”, referiu Richards, um especialista e apaixonado pelos automóveis com vastíssima experiência na competição.

Apenas serão produzidas 25 unidades deste Prodrive, nas instalações da companhia, em Banbury, no Reino Unido, com as entregas previstas para o final deste ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.