A MINI revelou uma primeira imagem daquela que será a nova geração de modelos, nomeadamente, de um crossover aventureiro que antevê também a nova linha de design da marca britânica cumprindo quatro premissas: elétrico, digital, sustentável e distinto.

Entrando numa nova era de utilização, a MINI olha para o futuro com uma nova leva de modelos, do qual o veículo da imagem, ainda oculto, promete oferecer um vislumbre do desenho para toda a gama vindoura. De acordo com a MINI, este novo design combina os valores tradicionais da marca com a tecnologia de ponta, não esquecendo o carácter urbano da MINI e o seu espírito inovador.

Daí que a nova filosofia de design tenha recebido o nome ‘Charismatic Simplicity’ (simplicidade carismática), com uma linha minimalista de acordo com os próprios princípios da companhia. Outro elemento central ao futuro da MINI será o da sustentabilidade, com a próxima geração a abdicar da utilização do couro, bem como a quase totalidade de elementos cromados.

Aproveitar o espaço

O aproveitamento do espaço será igualmente um foco de atenção, sobretudo na transição para os motores 100% elétricos e para as suas plataformas, que oferecem outras potencialidades que os motores de combustão não conseguem, em termos de arrumação de componentes. Tudo isto não desvirtua o conceito de prazer de condução por que a marca é conhecida, como garante Oliver Helmer, Diretor de Design da MINI. “Os modelos 100% elétricos da MINI dão-nos a oportunidade única de repensar o nosso design. Ao mesmo tempo, retemos a atenção ao detalhe, o sentido de tradição e a paixão pela inovação por que a MINI é reconhecida”, afirma aquele responsável.

Assim, a arquitetura para a nova geração de modelos MINI foi desenvolvida desde o início com vista aos motores 100% elétricos.

Previstos para os próximos anos estão já os sucessores do MINI de três portas e do Countryman, ambos com variantes 100% elétricas. Adicionalmente, será apresentado um outro protótipo para um crossover premium de segmento compacto, o qual surge nestas imagens ainda em formato muito escurecido para não dar pistas das suas linhas finais. Esse modelo totalmente elétrico será revelado ao público no final de julho.

LED com diferenciação

Para manter alguns dos atributos de distinção visual, a MINI irá recorrer à tecnologia LED como complemento da vertente de design, como é o caso dos farolins com o conceito gráfico da bandeira britânica, mas com diferentes possibilidades de iluminação e de formas, oferecendo dessa forma uma assinatura individual para cada modelo.

“Combinamos o foco do ADN da MINI com a inspiração tecnológica, estética e inovadora na nossa nova linguagem de design”, aponta Oliver Helmer. “Isto quer dizer que cada novo MINI continua a ser genuíno e ao mesmo tempo um original à prova do futuro”, acrescentou.

Interior minimalista e sustentável

Para o habitáculo, a MINI optou por uma postura minimalista, mas não ao extremo. A marca irá utilizar tecnologia OLED para os ecrãs, inspirando-se nas unidades reveladas no protótipo Vision Urbanaut Concept. Porém, não irá dispensar os tradicionais comandos analógicos vistos nos modelos atuais, na forma de interruptores que fazem a ponte com o passado e atribuem um lado emocional à condução do futuro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.