O terceiro e último dia da Volta Elétrica a Portugal, foi um sucesso e a sensação de dever cumprido foi geral a todos os participantes.

Este foi de longe o mais leve e descomplicado dia da volta. Depois de um descanso bem merecido na Nazaré, as equipas voltam a juntar-se para conhecer o novo projeto da Mercedes-Benz na Nazaré que pretende ser um exemplo de sustentabilidade e relação de proximidade com a comunidade.

Depois de mais de 1900 km percorridos, foi altura de descontrair um pouco antes da etapa final, conhecendo algumas das muitas iniciativas levadas a cabo pela marca em Portugal, que demonstra claramente a sua preocupação com o ambiente e a sustentabilidade. Enquanto os carros carregavam no Lounge da Mercedes EQ, as equipas foram conhecer de perto, bem de perto, o canhão da Nazaré a bordo de um barco onde foi possível admirar esta força da natureza, que fez todos sentir a necessidade de contribuir para um planeta cada vez mais verde e preparado para o futuro.

Após um almoço, a caravana de veículos da gama EQ da Mercedes-Benz voltou à estrada, cumprindo o calendário tão bem organizado pelo Clube Escape Livre, ansiosa por conseguir o carimbo final que faria o sonho uma realidade. Chegados a Lisboa, uma vez mais os representantes da FPAK esperavam pela caravana para autenticar que a 1ª Volta Elétrica a Portugal estava então concluída com sucesso.

Esta iniciativa conseguiu assim comprovar que as nossas três dúvidas no dia da partida foram completamente superadas. Os carregadores ao longo da viagem não nos deixaram mal e as viagens de longo curso em veículo elétrico são já uma realidade possível em Portugal. É possível percorrer Portugal de lés a lés num veículo elétrico e fazê-lo com emissões de CO2 zero. E sim, as equipas conseguiram superar o desafio de percorrer os mais de 2000 km de estrada e chegar com boa disposição à chegada.

Na realidade, a pergunta que ficou no ar foi: “Quando voltaremos a repetir, mas desta vez para superar o tempo, uma vez que está provado que é possível fazer a Volta a Portugal num automóvel elétrico?”.