Próxima geração Honda 0 está mais perto da produção

10/01/2025

A Honda apresentou a nova geração dos seus automóveis elétricos. Os Honda 0 foram revelados no salão CES, nos Estados Unidos, e deverão atingir o mercado em 2026.

 

Esta não é a primeira vez que a Honda mostra o 0 Saloon e o 0 SUV, mas os protótipos revelados em las Vegas parecem estar bem mais próximo da produção do que os veículos mostrados o ano passado.

No principal salão de eletrónica de consumo, a Honda apresentou ainda o seu novo sistema operativo para veículos, denominado Asimo OS, que estará na base de todos os seus futuros automóveis elétricos.

O SUV 0 baseia-se no conceito Space-Hub apresentado no CES 2024, mas perdeu algum do aspeto quadrado de veículo de transporte de pessoas para uma forma mais tradicional de SUV.

Este deverá ser o primeiro modelo da série 0 da Honda. Estará à venda nos EUA no primeiro semestre de 2026, antes de chegar ao Japão e à Europa no final do próximo ano.

O Honda 0 Saloon é também uma versão mais refinada do conceito anterior, mas mantém o design marcante, com uma carroçaria baixa, larga e angular, que a Honda espera que o torne distintivo de outros automóveis elétricos.

A berlina 0 será o flagship de uma gama que a marca nipónica projeta vir a ter um total de sete modelos totalmente elétricos. e a Honda afirma que irá apresentar uma série de tecnologias que incorporam a sua filosofia “fino, leve e inteligente”. Também ele será posto à venda na América do Norte no primeiro semestre de 2026, antes de chegar a outros mercados no final do ano.

A marca afirma que o Honda 0 Saloon apresentará uma série de tecnologias que incorporam a sua filosofia “fino, leve e inteligente” e está equipado com a tecnologia de condução automatizada de Nível 3, que a Honda colocou em prática pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra-pessoal” que oferecerá uma experiência de mobilidade personalizada para cada utilizador individual, o que se tornará possível com o ASIMO OS.

Os Honda 0 são construídos a partir de uma plataforma dedicada, tendo a marca apenas revelado que terá baterias e motores mais compactos e leves do que os seus atuais modelos de veículos elétricos.

Tanto o Honda 0 Saloon como o Honda 0 SUV terão uma autonomia de cerca de 480 quilómetros, e acredita-se que serão eventualmente oferecidas versões com um ou dois motores.

No principal salão de eletrónica de consumo, a Honda apresentou ainda o seu novo sistema operativo para veículos, denominado Asimo OS, que estará na base de todos os seus futuros automóveis elétricos.

A Honda pretende que os veículos elétricos da série 0 da próxima geração liderem o caminho da condução autónoma e tem planos ambiciosos. A empresa foi a primeira a obter aprovação para a condução automatizada de nível 3 “sem olhar” (eyes-off) no Japão, em condições específicas, e tenciona utilizar os veículos da série 0 para acelerar o desenvolvimento e a implementação internacional do sistema

A Honda afirma que se tornará o primeiro fabricante de automóveis a permitir a funcionalidade “eyes-off” em todas as condições de condução.