M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A indústria automóvel russa vai finalmente aderir à moda dos carros elétricos. E a primeira marca que vai construir um é a… Kalashnikov. A famosa marca de material militar, criadora da espingarda AK-47, anunciou que vai lançar um automóvel elétrico com um visual retro, um protótipo para testar vários sistemas desenvolvidos pela Kalashnikov Concern. Estes sistemas incluem um computador criado para monitorizar o motor, o inversor e a bateria, e não usam componentes já usados por outras marcas da indústria automóvel.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O protótipo chama-se CV-1 e usa um motor com 300 cv de potência e uma bateria com autonomia para 350 km de utilização. A empresa russa acredita que vai ser capaz de atingir os 100 km/h em seis segundos, e que estes números vão ser suficientes para rivalizar com a Tesla. Mas isso apenas acontecerá se o modelo de produção for bem mais barato e também bastante diferente do protótipo apresentado. É que a Kalashnikov Concern criou as formas do CV-1 com base no IZH-2125, um carro que a própria empresa construiu nos anos 70, no tempo da União Soviética.

Pois é, a Kalashnikov costumava construir automóveis para uso civil. Os seus veículos, construídos na fábrica Izh, eram conhecidos na União Soviética como Izhmash e usam plataformas técnicas de outra marca soviética, a AZLK, cujos carros eram vendidos com o nome Moskvitch. Neste caso, a marca russa de armamento inspirou-se no IZH-2125 Kombi, construído entre 1973 e 1997, que usava a mesma plataforma técnica do Moskvitch 412. O IZH Kombi continuou a ser produzido ao lado do seu substituto Oda. que foi vendido em 1992 a 2005. A fábrica automóvel foi privatizada em 1996 e foi à falência em 2009, estando hoje sob controlo da Lada, para produzir modelos da Nissan e Renault para o mercado russo. O CV-1 marca o regresso da Kalashnikov aos automóveis para uso civil.

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