Próximo elétrico da Skoda chama-se Elroq

24/08/2021

O próximo modelo elétrico da Skoda já tem nome: Elroq. Previsto para 2024 este modelo será produzido na fábrica do grupo Volkswagen em Martorell (Barcelona, Espanha) e virá concorrer com propostas como o Peugeot e-2008 ou Renault 5 EV, entre outros.

Este modelo posicionar-se-á abaixo do Enyaq, que em breve terá uma variante coupé. O Elroq terá cerca de 4 metros de comprimento, o que significa que não será um substituto do Citigo iV (na imagem) que foi retirado do catálogo há pouco tempo.

Em vez disso, o utilitário elétrico, cujo “q” no nome indicia que será um modelo de aspeto crossover, deverá substituir o Fabia (que não deverá ter substituto direto no final do atual ciclo de produto).

Depois do Elroq chegarão em 2025 os “irmãos” com caraterísticas idênticas no grupo VW, nomeadamente o VW ID.1/ID.2, assim como o Seat Acandra – todos eles com um preço abaixo de 20 mil euros nos principais mercados europeus (excluindo os incentivos governamentais). Esta nova vaga de “pequenos” elétricos do grupo VW terão por base uma evolução da plataforma MEB e adotarão uma bateria mais económica, composta de fosfato de ferro, que permitirá autonomia até 300 km.