Base de dados que reúne denúncias de viaturas roubadas no Velho Continente permite perceber quais as marcas mais apetecíveis para os “amigos do alheio”.

A StolenCars24 é uma plataforma internacional que estabelece o ranking das marcas mais roubadas e os países europeus onde este tipo de crime ocorre com mais frequência. Portugal não integra a tabela de países que disponibilizam informações para esta base de dados, ficando à margem deste tipo de estatística.

Em território nacional, segundo dados do Relatório Anual de Segurança Interna, no ano passado registou-se uma média de 27 ocorrências por dia, sendo impossível identificar um padrão. Ao contrário, analisando os dados disponíveis no site StolenCars24 pode concluir-se que 21% dos carros roubados na europa são Volkswagen, numa lista claramente dominada por emblemas alemães.

O ranking das marcas mais roubadas na Europa completa-se com os “premium” Audi, BMW e Mercedes-Benz. A Ford encerra este top5.

Contas feitas, os modelos de marcas alemão representam 57% do total de roubos denunciados naquela plataforma. Por países, Alemanha, Áustria e Reino Unido são os países com maior número de ocorrências registadas.

Ibiza e Golf os mais roubados em Espanha

Ao contrário do que sucede em Portugal, na vizinha Espanha é possível fazer uma observação cuidada do fenómeno do roubo de automóveis, com a ajuda de estudos como o que a entidade reguladora das seguradoras naquele país publicou no ano passado. No relatório “Estamos Seguros”, com dados sobre todos os veículos segurados contra roubo ou furto, 63% do parque automóvel em território espanhol, foram registadas cerca de 135.000 ocorrências, em 88% dos casos, viaturas particulares.

Naquele estudo são os veículos com mais de dez anos que estão em maioria, segundo as autoridades, porque existe procura de peças para reposição. Em termos absolutos, os modelos mais roubados em 2018 foi o Seat Ibiza (4,2%) e o Volkswagen Golf (3,9%), seguidos do BMW Série 3 (3,7%).

Entre as muitas conclusões do referido estudo, é possível perceber também quais o modelos mais afetados por ano de fabrico: Seat Leon e Seat Ibiza (ano 2005) e o Citroën Xsara (anos de 2002 e 2003) estão entre os mais procurados pelos amigos do alheio.