Inspirado no mundo da aeronáutica francesa, o Rafale será o próximo SUV de topo da Renault, recolocando a marca francesa no concorrido segmento D.

O Rafale completa a gama SUV da marca, prometendo elevada eficiência graças à utilização de motores híbridos E-Tech, sendo construído sobre a plataforma CMF-CD.

Depois do Austral de cinco lugares e do Espace de cinco ou sete lugares, o novo Rafale é o próximo grande destaque da Renault, com a denominação a inspirar-se no universo da aeronáutica e no passado multifacetado da própria marca.

É preciso viajar no tempo, até ao início do século XX, para ver a ligação entre a Renault e a aviação. Na época, a Renault era um fabricante pioneiro de motores de combustão para automóveis, mas também para comboios e aviões. Em 1933, a Renault adquiriu a Caudron, outro fabricante, e criou a Caudron-Renault. Todos os aviões foram batizados com o nome de um vento. Assim, o C460, um avião monolugar de corrida concebido para bater recordes, passou a chamar-se Rafale em 1934.

Hoje, Rafale é também o nome de um dos caças militares mais relevantes da estrutura francesa.

A estreia mundial do novo Renault Rafale terá lugar no 54º Salão Aéreo de Paris, em Le Bourget, a 18 de junho.