Retocado e atualizado, o BMW Série 8 apresenta conta com refinamentos exteriores e interiores para abrilhantar este seu desportivo de luxo. As modificações estéticas e técnicas abarcam todas as variantes, nomeadamente, as Coupé, Gran Coupé e Convertible (descapotável). Entre as novidades destacadas estão a oferta do pacote M Sports de série, grelha dianteira iluminada e sistema iDrive de última geração com ecrã tátil de 12.3 polegadas a bordo.

Fundindo estilo desportivo com o universo requintado, o Série 8 situa-se no topo das ofertas da marca bávara, com esta renovação a melhorar o modelo em diversos aspetos. Na vertente estética, a BMW destaca a grelha dianteira com o tradicional formato de ‘rim’ imbuído da ideia ‘Iconic Glow’ (iluminada) disponível de série em todos os modelos. Por dentro, num habitáculo que foi também retocado nalguns pontos, há um novo revestimento em pele Merino de série.

Cada um dos modelos tem um carácter específico, com Série 8 Coupé (desenvolvido em paralelo com a versão de competição GTE) a apresentar-se como a identidade tradicional de um coupé de duas portas com cavas das rodas musculadas e tejadilho disponível – opcionalmente – com uma configuração de bolha dupla em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP).

O Gran Coupé tem uma silhueta ligeiramente distinta, apontando para uma filosofia mais versátil de quatro portas (com uma distância entre eixos 201 mm superior para 3023 mm) mas sem rejeitar a imagem desportiva do seu ‘irmão’ coupé, ao passo que o descapotável evolui as emoções a céu aberto graças a uma capota que se abre e fecha em 15 segundos.

Todos eles contam com face remodelada, dando mais peso à imagem dinâmica graças à inclusão do pacote M sports de série, contando assim com elementos otimizados na aerodinâmica na cor da carroçaria, tanto na dianteira, como na traseira e nas saias laterais. O difusor traseiro tem um acabamento em ‘Dark Shadow’ metalizado, passando a ser de série também o conjunto de jantes M de 19 polegadas e raios duplos associados a pneus mistos. Adicionalmente, o equipamento de série passa a incluir também o sistema de travagem M sports com maxilas pintadas de azul.

Os faróis dispõem de tecnologia LED adaptativa com distribuição variável do feixe luminoso, com assistente de máximos e luzes de curva incluídos, ao passo que o sistema BMW laser light é disponibilizado como opcional. A grelha iluminada também dispõe de barras verticais redesenhadas. A BMW também anuncia quatro novas cores exteriores (cinzento ‘Skyscraper Grey’ metalizado, verde ‘San Remo Green’ metalizado, azul ‘M Portimao Blue’ metalizado e azul ‘BMW Individual Frozen Tanzanite Blue’ metalizado) e outras opções de jantes de 20 polegadas (incluindo variante M Performance também de 20 polegadas para os Série 8 de motor de oito cilindros).

Interior mais luxuoso e tecnológico

O habitáculo do renovado Série 8 foi pensado para oferecer uma faceta mais requintada e simultaneamente tecnológica, com elementos de série como a iluminação ambiente, o volante desportivo M em pele com comandos integrados e patilhas atrás para controlo da caixa Steptronic Sport de oito velocidades, os bancos multifunções (com suporte lombar, encostos de cabeça integrados e ajuste elétrico em altura e distância ao volante, bem como ajuste do suporte da largura das costas e das coxas) e os revestimentos BMW Individual com pele Merino.

Nas versões M850i xDrive Coupé, M850i xDrive Convertible e M850i xDrive Gran Coupé, o volante desportivo M em pele conta com desenho específico e pespontos decorativos específicos da BMW M GmbH.

A configuração interior mantém-se nos quatro lugares (2+2) para os Série 8 Coupé e Convertible, com o Gran Coupé a oferecer mais espaço nos bancos traseiros para as pernas e um terceiro lugar para viagens curtas, o que faz dele um modelo 4+1.

O pacote M sports de série também influencia o interior, tal como o exterior. Assim, além do volante já indicado, este pacote desportivo acrescenta ainda ao habitáculo o forro do tejadilho em antracite, pedais em aço inoxidável e repouso do pé e tapetes específicos.

Na vertente tecnológica, o equipamento de série passa a dispor do sistema BMW Live Cockpit Professional com um ecrã tátil alargado para as 12.3 polegadas face aos 10.25 da anterior versão. O painel de instrumentos é também digital com ecrã de 12.3 polegadas. O sistema BMW Live Cockpit Professional inclui navegação online, assistente pessoal inteligente, tecnologia head-up display, integração wireless do smartphone e sistema de som de alta-fidelidade. A chave com ecrã BMW Display Key e o acesso de conforto (sem ter de acionar a chave) também são de série.

Três motores à escolha entre gasolina e Diesel

Para a gama de motorizações, não faltam escolhas. Estão disponíveis três motores para cada um dos modelos. No topo da gama estão os M850i xDrive com motor V8 de 4.4 litros capaz de oferecer 530 CV de potência com entrega às quatro rodas.

Por seu turno, o motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros e 333 CV estará disponível para a versão 840i xDrive para tração às quatro rodas ou em versões meramente de tração traseira, perdendo aí – naturalmente – a designação xDrive.

Combinando potência e eficiência, a motorização Diesel 840d xDrive assenta em bloco de seis cilindros em linha de 3.0 litros de cilindrada e 340 CV de potência máxima, com a ajuda de um sistema mild hybrid de 48 volts que incrementa a eficiência e o desempenho do motor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.