Totalmente renovada e longe do conceito de desportivos divertidos que marcaram o seu passado, a MG apresentou hoje o seu novo híbrido Plug-in, o MG EHS, que poderá vir a ser também um dos modelos da marca para o regresso ao mercado português. Esta foi uma das constatações da conferência de apresentação digital do novo SUV de segmento C para o mercado europeu.

Em conferência de imprensa, o CEO da MG Motor Europe, Matt Lei, adiantou que está a ser preparado o estabelecimento de uma rede de concessionários em Portugal, Espanha e Itália, havendo a esperança de que o primeiro concessionário possa abrir “já em janeiro de 2021”, de acordo com Lei, que não especificou em que mercado será aberto o primeiro concessionário.

“O que posso confirmar é que a marca será lançada em Portugal, Espanha e Itália no início do próximo ano”, afirmou Matt Lei na conferência de imprensa digital.

E o novo EHS PHEV pode ser um dos modelos a chegar a Portugal ao longo do próximo ano. A companhia já conta com um modelo 100% elétrico (o ZS EV) no Reino Unido e presença em mercados diversos como a Noruega ou Países Baixos, com o EHS apresentado hoje a ser apresentado pela marca como o melhor dos dois mundos, ao propor um conceito de mobilidade com os benefícios da mobilidade elétrica, mas com a rede de segurança do motor de combustão para quem ainda não está pronto para deixar essa tecnologia.

Renascida pelo esforço da chinesa SAIC Motor Corporation, o sétimo maior grupo a nível mundial e o maior produtor automóvel na China, a MG apresenta-se como uma marca determinada a chegar a novos mercados, sendo o europeu um reduto importante, onde os clientes são muito exigentes e conscientes das necessidades de mobilidade verde.

Nesta estratégia, insere-se também o novo modelo MG EHS Plug-in, que combina um motor turbo de 1.5 litros (162 CV e 250 Nm) com um motor elétrico (90 kW/122 CV e 230 Nm) alimentado por uma uma bateria de iões de lítio de 16.6 kWh. A potência combinada ascende aos 190 kW/284 CV com 480 Nm de binário.

O MG EHS Plug-in Hybrid posiciona-se no ‘coração’ do segmento C-SUV, com os seus 4574 mm de comprimento, 1876 mm de largura e 1664 mm de altura, com os 2720 mm de distância entre eixos a permitirem um habitáculo mais espaçoso. A bagageira disponibiliza 448 litros de capacidade que pode ser expandida para 1375 litros ao rebater os bancos de trás. Tem também a função de abrir e fechar a mala eletricamente.

O carregador de bordo de 3.7 kW permite fazer o carregamento total num posto de carregamento público em cerca de 4,5 horas. Tal como muitos outros modelos do género, o MG EHS Plug-in Híbrido tem também um sistema de regeneração de energia de travagem.

Em termos técnicos, conta ainda com uma caixa de velocidades automática de dez velocidades. Porém, não uma convencional, mas uma caixa que transfere a potência do motor a gasolina para as rodas dianteiras, com recurso à caixa automática de seis velocidades, enquanto o motor elétrico conta com uma engrenagem de quatro velocidades. As emissões medias de CO2 do MG EHS Plug-in Hybrid estão estabelecidas nos 43 g/km (WLTP). No modo EV (100% elétrico), o MG EHS Plug-in Hybrid tem uma autonomia de 52 quilómetros em ciclo WLTP.

Prestações dinâmicas

Em termos de prestações, o MG EHS Plug-in Hybrid acelera dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos para uma velocidade de ponta de 190 km/h. Adicionalmente, tem no equipamento de serie o controlo de diferencial eletrónico XDS.

A marca espera que estes números sejam suficientes para cativar os clientes que sejam jovens fisicamente ou no coração, como salientou Matt Lei na apresentação. Em termos de equipamento, o MG EHS destaca-se, desde logo, pelo conjunto de segurança, tendo já recebido a classificação de 5 estrelas pela Euro NCAP na versão a gasolina, o que se deve, maioritariamente, ao assistente de condução “MG Pilot” (que inclui Cruise Control Adaptativo, informação de ângulo morto, aviso de colisão frontal, travagem de emergência automática, aviso de transposição dos limites da estrada e câmara 360º) e à utilização de uma liga metálica de alta resistência na estrutura do veículo.

Entre os elementos a bordo que o destacam, a MG aponta a iluminação ambiente com 64 cores disponíveis, o volante em pele, a instrumentação em ecrã de 12.3 polegadas, a que se junta o ecrã tátil central de 10.1 polegadas no centro do tablier para acesso ao sistema de entretenimento, que inclui a navegação, rádio digital DAB e a integração perfeita com smartphone via Apple CarPlay ou Android Auto.

O novo MG EHS Plug-in Híbrido chega à Europa, com um preço a partir dos 34.000€, mas este valor deverá ser ajustado consoante o mercado, mesmo que não deva fugir muito do indicado.

Entretanto, a marca conta também com um site em português, onde se podem encontrar as informações relativas aos dois modelos que deverá ter à venda em solo luso – o elétrico ZS EV (na foto de baixo) e o EHS Plug-in Hybrid.

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