Regulador considera que publicidade ao Renault Zoe, com o tema “Classe Zero: se polui zero, paga zero”, viola o princípio da veracidade e é publicidade enganosa.

A Auto Regulação Publicitária considerou enganosa a nova publicidade da Renault ao modelo Zoe. A marca do losango está a promover uma campanha promocional para o referido elétrico com o tema “Classe Zero: se polui zero, paga zero” que, segundo aquela entidade nacional, induz ao consumidor o erro de que veículo está isento do pagamento de portagens.

A denúncia partiu da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem (APCAP), por suspeitas de violação do “princípio da veracidade”.

Em comunicado oficial, o júri da Autorregulação Publicitária esclarece que “não cabe, nem pode caber, à Renault Portugal a prerrogativa de criar ou alterar os tipos de classe de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem”. Por este motivo, o regulador determina o fim imediato da campanha.

A APCAP aplaude a decisão, sublinhando que “a Classe Zero tal como apresentada pela Renault não existe na legislação portuguesa”.