A Renault prepara o regresso de mais um ícone da sua já longa história. O mítico 4 fará o seu regresso ao mercado em versão 100% elétrica com o foco na funcionalidade e no revivalismo estético, embora traçando também uma ponte para o futuro. O novo modelo deverá chegar ao mercado em 2025, complementando um esforço de eletrificação bastante acentuado.

Após a confirmação do lançamento do Renault 5, a marca francesa prepara o regresso de mais um nome famoso da sua história: com mais de oito milhões de unidades vendidas em mais de 100 países entre 1961 e 1991, o Renault 4 é um dos automóveis mais vendidos de sempre, tendo dado origem a muitas versões e utilizações – incluindo expedições e competições.

Mas, sobretudo, o Renault 4 (ou 4L, que foi o mais conhecido) demarcou-se pela sua competência de utilização confortável em condução urbana ou nas grandes quintas, adaptando-se facilmente a percursos fora de estrada. Aliás, ainda hoje o Renault 4L é utilizado em competições de cariz humanitário.

Neste contexto, o Renault 4 será ‘repescado’ para a nova geração de automóveis elétricos a lançar pela Renault durante os próximos anos. O novo modelo chegará em 2025, entrando no segmento SUV-B, que é um dos mais populares do momento, com tendência crescente de vendas. Quando surgirem no mercado, os novos 4 e 5 serão os sucessores naturais do Twingo e do ZOE, com a Renault a apostar claramente na tónica revivalista e nostálgica para a sua nova gama de produtos.

Um piscar de olho ao passado

Enquanto o novo Renault 5 terá uma imagem muito semelhante ao do concept apresentado no ano passado, o novo Renault 4 revelado no Salão de Paris como 4EVER Trophy terá algumas diferenças substanciais face à versão final de produção. Ainda assim, de acordo com a marca francesa, este 4EVER Trophy presta homenagem a todos os elementos estéticos e funcionais que fizeram do 4 original um sucesso, nomeadamente com a silhueta marcada pelo pilar C bastante inclinado, capot muito reto e para-choques simples.

O estilo ‘retro’ funde-se assim de forma harmoniosa com a modernidade, sobretudo por diversos apontamentos tecnológicos como a grelha dianteira horizontal com assinatura luminosa muito distinta e faróis de Matriz LED. Na traseira, os farolins em forma de pílula remetem para o 4L original.

No entanto, a versão final será previsivelmente menos aventureira, abdicando da área inferior mais arrojada que convida, no 4EVER Trophy, a explorar terrenos mais extremos. Os pneus para pisos de terra ou neve, a elevada altura ao solo com suspensão reforçada, bem como o pneu suplente no tejadilho em fibra de carbono, apontam para viagens em ambientes mais agrestes. Outros itens que denunciam o seu espírito sem limites são a pá e as placas para utilização em ambientes de areia, nos quais a motricidade pode ser débil em determinadas condições. Aliás, a pensar nessa mesma situação, as rodas de 19 polegadas dispõem de um mecanismo incorporado de variação de pressão dos pneus (a partir do interior), ajudando assim a superar ‘atascanços’ nas dunas.

O capot demarca-se pela ampla entrada de ar e pelas pegas laterais, enquanto as saias laterais são igualmente volumosas e intrincadas no seu design, indicando também o local onde encontra a bateria de iões de lítio de 42 kWh. O fundo do veículo foi reforçado para oferecer uma maior proteção à bateria ali situada.

A cor exterior em cinzento polido salienta o carácter robusto, sendo pontuado em diversos pontos pelo cor de rosa, algo que também o Renault R Turbo 3E apresenta em diversos locais da carroçaria.

Plataforma de nova geração

O novo 4 terá como base a plataforma CMF-BEV desenvolvida pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, sendo por isso a mesma que será usada no Renault 5 e no sucessor do Nissan Micra. Esta nova plataforma está a ser desenvolvida para ser extremamente eficiente e útil no aproveitamento do espaço interior, ainda que as dimensões exteriores se mantenham compactas. Apesar de ser de novo desenvolvimento, a plataforma CMF-BEV também permite incorporar alguns componentes da atual plataforma CMF-B, o que proporciona uma redução no custo de desenvolvimento na ordem dos 30%.

A Renault aponta para um comprimento de 4060 mm, largura de 2100 mm e altura de 1900 mm, com extremidades curtas. A distância entre eixos mede 2570 mm.

Em termos de motor, a solução escolhida pela marca é um motor síncrono de íman permanente com 100 kW/140 CV de potência, enquanto a bateria terá uma capacidade de 42 kWh, sendo simultaneamente compacta e eficiente.

“Para trazemos o 4EVER Trophy para a era moderna, imbuímos a sua forma esguia com a sofisticação tecnológica”, revela Gilles Vidal, Vice-Presidente para a área de design da Renault, sobre este novo 4. “Todos estes ingredientes foram cuidadosamente trabalhados, com vista à modernidade e sofisticação, pelo que o design vai tocar aqueles que são já familiares com o 4L e também as gerações mais novas que poderão não saber nada da ilustre história do carro” completou.

Daquilo que não restam dúvidas é que o novo 4 será um modelo altamente versátil, sendo mesmo pensado com essa premissa, estando a sua produção agendada para o centro ElectriCity, em Flins, no Norte de França.

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