Nem sempre um modelo que se assume “disruptivo” chega ao coração do público. Por vezes, fica-se pelas mentes mais otimistas dos fabricantes. Mas, quando o consegue, quando lá chega, para mais gravando o nome no segmento C (que representa 39,8% das vendas europeias e 55% quando no nicho C-SUV) como o único representante dos SUV Coupé, é preciso mimá-lo. Mais. Dotá-lo de uma mecânica que justifique a aposta e a ousadia, se quisermos. Ora foi isso que a Renault fez agora com um modelo que já vendeu 100.000 unidades na Europa: juntou aos dois motores a gasolina já existentes (o híbrido de 145 cv e o 1.3 TCe de 140 cv), uma versão mais potente e bastante mais entusiasmante: o TCe 160, um bloco desenvolvido em parceria com a Daimler e que tem reunido elogios.
Pelo que o Motor 24 comprou, durante a apresentação nacional, em Palmela, o reconhecimento desta proposta mild hybrid é totalmente merecido. A motorização a gasolina é apoiada por um motor de arranque/gerador e uma bateria de iões de lítio de 12 V, com 1.332 cc e160 cv,
A velocidade máxima é de 205 km/h de velocidade máxima e demora apenas 8,2 segundos a cumprir o tradicional arranque 0-100 km/h. Valores anunciados pela marca, sim, mas que se percebem ao fim de uns escassos quilómetros ao volante desta variante mais potente do Arkana. Não se trata de um desportivo, nem é essa a sua premissa, mas, ainda assim, é garantia de momentos bem passados ao volante. Posição elevada e um enorme dinamismo, nada ficando nada a dever a outros modelos que, tal condição desportiva, reclamam.
Dado não menos importante. Este aumento de potência não penaliza os consumos. O Renault Arkana TCe 160 EDC mantém os mesmos valores da versão de 140 cv. Ou seja, 5,8 l/100 km (WLTP). Segundo o fabricante francês, tal deve-se à eficácia do sistema micro-híbrido de 12 V e da caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades, que beneficia da tecnologia “Sailing Stop”. Simplificando: um sistema é ativado ou desativado pelo cliente através do Multi-Sense (my sense ou eco mode), ajudando a regenerar energia nas travagens e desligando o motor em fases de desaceleração – entre os 30 e os 140 km/h. Uma função que otimiza os consumos de combustível e emissões e proporciona arranques suaves e uma condução bastante confortável, algo que se agradece, sobretudo, numa utilização mais quotidiana.
Estilo único e espaço ímpar
Quanto aos predicados exteriores e interiores, permanecem todos inalterados no Renault Arkana TCe 160 EDC. Com um design expressivo e desportivo, não é “mais um modelo” nas estradas. Impõe a sua presença não apenas pelo vanguardismo das suas linhas, mas também pela imponência física. Reclama o estatuto de único SUC Coupé do segmento C, já o dissemos, mas parece ele próprio saber disso, e, por esse motivo, transmitir uma imagem de confiança.
O habitáculo prima ainda pela qualidade dos materiais, pelos espaços de arrumação e pelo recheio tecnológico. O destaque, nesta área, vai para o painel de instrumentos de 10 polegadas e para o sistema multimédia EASY LINK, com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto™ e Apple CarPlay™ -Bluetooth®, entradas USB) e com o sistema MULTI-SENSE. Uma tecnologia que permite a parametrização da dinâmica, mas também do ambiente a bordo. De mencionar ainda o carregamento por indução para smartphones, as quatro entradas USB e o travão de estacionamento automático.
O valor da disponibilidade
Disponível com os níveis de equipamento Intens e R.S. Line, o Arkana TCe 160 EDC vinca a maior “agressividade” desta versão com as jantes de 18 polegadas. Por sua vez, a distância ao solo (200 mm) permite pequenas aventuras fora do asfalto, beneficiando, neste caso, da segurança proporcionada pelas proteções à frente e atrás.