Renault Espace adota novo design e reforça tecnologias

Transformada em monovolume crossover, a mais recente geração da Renault Espace é agora submetida a um processo de atualização de meio de ciclo, apostando no reforço tecnológico, mas também na condução com a adoção de sistema Multi-Sense e motores de última geração.

Além disso, o renovado Espace, que será lançado no mercado europeu na primavera de 2020, reflete igualmente uma nova abordagem estética da Renault, destacando-se na dianteira a inclusão, em estreia na gama da marca, de faróis adaptativos LED Matrix Vision em associação ao formato luminoso em formato de ‘C’, juntando-se ainda à nova grelha inferior e ao friso cromado transversal, que é, a partir de agora, a assinatura específica dos topos de gama da Renault.

Atrás, há um novo para-choques redesenhado, com um novo resguardo de proteção que reforça o espírito crossover. Integra duas saídas de escape com forma oval, para um visual mais desportivo. A iluminação traseira é integralmente em LED, exibindo também uma nova assinatura luminosa.

A bordo, há também novidades de relevo, com uma evolução da consola central suspensa, tornando-se mais elegante e mais prática, com um novo espaço de arrumação fechado, que integra porta-bebidas, duas entradas USB e uma entrada à direita da alavanca de velocidades. Esta alavanca de comando elétrico “e-shifter” (sem cabo mecânico) permite libertar espaço sob a consola que passa a integrar um compartimento para um smartphone, com função de carregamento por indução.

A consola agrupa comandos essenciais como o botão rotativo de acesso ao sistema multimédia Renault EASY LINK, atalho para as regulações MULTI-SENSE e travão de estacionamento assistido, entre outros.

Na variante mais requintada, com a assinatura Initiale Paris, há a possibilidade de escolher entre dois estofos exclusivos em couro premium: Preto Titanium e Cinzento Sable. Estas cores são também utilizadas no revestimento dos painéis das portas. Os bancos do condutor e dos passageiros são aquecidos e ventilados, dispõem da função de massagem e são dotados de regulações elétricas de 10 vias. Exibe, ainda insígnias específicas desta assinatura, com inscrições no volante, bancos, soleiras de porta e tapetes.

Novo sistema Easy Link

Integrado já no ecossistema Renault Easy Connect que reúne um universo de aplicações (como o MY Renault), o novo sistema multimédia Easy Link e serviços conectados, como as atualizações automáticas e a gestão do veículo à distância.

O sistema multimédia Easy Link conta com um ecrã de 9.3 polegadas posicionado na vertical, com um interface totalmente novo e personalizável e conexão aos sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay. Entre outras funcionalidades, permite navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.

Remotamente, o proprietário pode utilizar a aplicação My Renault para interagir à distância com o veículo, nomeadamente, com a ‘recordação’ da localização do automóvel, navegação porta a porta com envio do percurso para o Renault Easy Link, bem como, em breve, o trancamento e o destrancamento das portas, o acendimento das luzes e a ativação da buzina à distância.

Ainda na vertente tecnológica, algumas versões do novo Espace terão painel de instrumentos totalmente digital, com um ecrã de 10.2 polegadas. Esse será complementado por um sistema Head-up Display.

Iluminação em estreia

Para melhorar a segurança na condução noturna, o novo Espace contará com novas tecnologias de ajuda à condução Easy Drive, com destaque para o sistema de luzes de estrada adaptativas LED Matrix Vision e o Sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, que constitui a primeira etapa na evolução para o veículo autónomo.

O sistema de iluminação integra, em cada bloco ótico, segmentos verticais LED que se acendem e apagam automaticamente e de forma independente, consoante as situações detetadas. A câmara frontal deteta a uma distância de 550 m os veículos que se aproximam em sentido contrário e a 350 m os que seguem à sua frente, no mesmo sentido. Consoante as respetivas posições, o sistema aciona cada um dos segmentos de LED, de forma a criar zonas de penumbra e diminuir a densidade da iluminação, para evitar encandear os ocupantes dos veículos que seguem à frente, que se aproximam em sentido contrário ou para evitar os reflexos dos sinais de trânsito. As luzes também se adaptam em situações de ultrapassagem.

Sistema 4CONTROL ajuda à dinâmica: Permanentemente ativo, o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL controla, automaticamente, o duplo sentido de viragem das rodas traseiras. Até 50 km/h, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, de modo a reduzir o diâmetro de viragem (11,1 metros) para maior agilidade. Acima de 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras, para reforçar a aderência e melhorar a segurança.

Tecnicamente, o sistema Multi-Sense propõe três modos pré-programados (Eco, Confort, Sport) e um modo personalizável (My Sense) que influenciam a resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa EDC, parâmetros do sistema 4CONTROL, regulações da suspensão, variação do esforço no volante e faróis adaptativos LED Matrix Vision. Além disso, também varia o ambiente do habitáculo: iluminação interior (oito cores), informações apresentadas na instrumentação digital “Driver Display”, sonoridade do motor, intensidade e frequência dos movimentos de massagem dos bancos dianteiros

Nota, ainda, para o facto de o Espace continuar disponível nas versões de cinco e de sete lugares, com a possibilidade de rebater a terceira fila e obter um espaço de carga plano que, nesta configuração, pode atingir os 2101 litros. O portão traseiro tem acionamento elétrico.

Motores eficientes

A gama de motores continua a apostar em soluções de elevada eficiência e desempenho, com opções a gasolina e Diesel de última geração. Nos primeiros, o TCe 225 EDC FAP aposta nas prestações e no prazer de condução. Otimizado pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, trata-se de um motor 1.8 de quatro cilindros, com turbocompressor e injeção direta. Este bloco, dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de três posições que também equipa o Alpine A110 e o Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de sete velocidades.

No capítulo Diesel, duas opções na forma dos Blue dCi 160 e 200 EDC com 2.0 litros de cilindrada associados a uma caixa automática EDC de dupla embraiagem e seis velocidades.

O primeiro assume maior suavidade, com 160 CV e binário de 360 Nm, disponível desde as 1500 rpm, garante-lhe um excelente conforto de condução, ao passo que o mais potente, o Blue dCi 200, oferece arranques enérgicos e acelerações vigorosas em todos os regimes, com um binário de 400 Nm disponível a partir de 1750 rpm.

Estes dois motores Blue dCi são dotados da tecnologia antipoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue para a redução das emissões de NOx.