Além disso, o renovado Espace, que será lançado no mercado europeu na primavera de 2020, reflete igualmente uma nova abordagem estética da Renault, destacando-se na dianteira a inclusão, em estreia na gama da marca, de faróis adaptativos LED Matrix Vision em associação ao formato luminoso em formato de ‘C’, juntando-se ainda à nova grelha inferior e ao friso cromado transversal, que é, a partir de agora, a assinatura específica dos topos de gama da Renault.
Atrás, há um novo para-choques redesenhado, com um novo resguardo de proteção que reforça o espírito crossover. Integra duas saídas de escape com forma oval, para um visual mais desportivo. A iluminação traseira é integralmente em LED, exibindo também uma nova assinatura luminosa.
A bordo, há também novidades de relevo, com uma evolução da consola central suspensa, tornando-se mais elegante e mais prática, com um novo espaço de arrumação fechado, que integra porta-bebidas, duas entradas USB e uma entrada à direita da alavanca de velocidades. Esta alavanca de comando elétrico “e-shifter” (sem cabo mecânico) permite libertar espaço sob a consola que passa a integrar um compartimento para um smartphone, com função de carregamento por indução.
A consola agrupa comandos essenciais como o botão rotativo de acesso ao sistema multimédia Renault EASY LINK, atalho para as regulações MULTI-SENSE e travão de estacionamento assistido, entre outros.
Na variante mais requintada, com a assinatura Initiale Paris, há a possibilidade de escolher entre dois estofos exclusivos em couro premium: Preto Titanium e Cinzento Sable. Estas cores são também utilizadas no revestimento dos painéis das portas. Os bancos do condutor e dos passageiros são aquecidos e ventilados, dispõem da função de massagem e são dotados de regulações elétricas de 10 vias. Exibe, ainda insígnias específicas desta assinatura, com inscrições no volante, bancos, soleiras de porta e tapetes.
Novo sistema Easy Link
Integrado já no ecossistema Renault Easy Connect que reúne um universo de aplicações (como o MY Renault), o novo sistema multimédia Easy Link e serviços conectados, como as atualizações automáticas e a gestão do veículo à distância.
O sistema multimédia Easy Link conta com um ecrã de 9.3 polegadas posicionado na vertical, com um interface totalmente novo e personalizável e conexão aos sistemas operativos Android Auto e Apple CarPlay. Entre outras funcionalidades, permite navegação com pesquisa de moradas Google, preços dos combustíveis e informações de trânsito em tempo real.
Ainda na vertente tecnológica, algumas versões do novo Espace terão painel de instrumentos totalmente digital, com um ecrã de 10.2 polegadas. Esse será complementado por um sistema Head-up Display.
Iluminação em estreia
Para melhorar a segurança na condução noturna, o novo Espace contará com novas tecnologias de ajuda à condução Easy Drive, com destaque para o sistema de luzes de estrada adaptativas LED Matrix Vision e o Sistema de Assistência na Condução em Autoestrada e Trânsito, que constitui a primeira etapa na evolução para o veículo autónomo.
O sistema de iluminação integra, em cada bloco ótico, segmentos verticais LED que se acendem e apagam automaticamente e de forma independente, consoante as situações detetadas. A câmara frontal deteta a uma distância de 550 m os veículos que se aproximam em sentido contrário e a 350 m os que seguem à sua frente, no mesmo sentido. Consoante as respetivas posições, o sistema aciona cada um dos segmentos de LED, de forma a criar zonas de penumbra e diminuir a densidade da iluminação, para evitar encandear os ocupantes dos veículos que seguem à frente, que se aproximam em sentido contrário ou para evitar os reflexos dos sinais de trânsito. As luzes também se adaptam em situações de ultrapassagem.
Sistema 4CONTROL ajuda à dinâmica: Permanentemente ativo, o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL controla, automaticamente, o duplo sentido de viragem das rodas traseiras. Até 50 km/h, as rodas traseiras viram no sentido oposto ao das rodas dianteiras, de modo a reduzir o diâmetro de viragem (11,1 metros) para maior agilidade. Acima de 50 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras, para reforçar a aderência e melhorar a segurança.
Tecnicamente, o sistema Multi-Sense propõe três modos pré-programados (Eco, Confort, Sport) e um modo personalizável (My Sense) que influenciam a resposta do motor, rapidez de passagem das velocidades da caixa EDC, parâmetros do sistema 4CONTROL, regulações da suspensão, variação do esforço no volante e faróis adaptativos LED Matrix Vision. Além disso, também varia o ambiente do habitáculo: iluminação interior (oito cores), informações apresentadas na instrumentação digital “Driver Display”, sonoridade do motor, intensidade e frequência dos movimentos de massagem dos bancos dianteiros
Nota, ainda, para o facto de o Espace continuar disponível nas versões de cinco e de sete lugares, com a possibilidade de rebater a terceira fila e obter um espaço de carga plano que, nesta configuração, pode atingir os 2101 litros. O portão traseiro tem acionamento elétrico.
Motores eficientes
A gama de motores continua a apostar em soluções de elevada eficiência e desempenho, com opções a gasolina e Diesel de última geração. Nos primeiros, o TCe 225 EDC FAP aposta nas prestações e no prazer de condução. Otimizado pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, trata-se de um motor 1.8 de quatro cilindros, com turbocompressor e injeção direta. Este bloco, dotado de um turbocompressor de dupla entrada e de um sistema de distribuição variável de três posições que também equipa o Alpine A110 e o Mégane R.S., está associado a uma caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem de sete velocidades.
O primeiro assume maior suavidade, com 160 CV e binário de 360 Nm, disponível desde as 1500 rpm, garante-lhe um excelente conforto de condução, ao passo que o mais potente, o Blue dCi 200, oferece arranques enérgicos e acelerações vigorosas em todos os regimes, com um binário de 400 Nm disponível a partir de 1750 rpm.
Estes dois motores Blue dCi são dotados da tecnologia antipoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue para a redução das emissões de NOx.