Novo Renault Kadjar: Estilo ‘de família’ e motores mais eficientes

12/09/2018

Lançado no mercado europeu em 2015, o Renault Kadjar rapidamente se tornou num sucesso em todos os países (embora em Portugal a sua prestação comercial tenha sido afetada pelo atraso causado pela adaptação à Classe 1 nas portagens), pelo que no Salão de Paris de 2018 irá receber o seu primeiro grande facelift.

Recebendo inspiração noutros modelos da marca, como o Mégane ou o Scénic, o renovado Kadjar apresenta agora um estilo mais dinâmico, com assinatura luminosa em forma de C na dianteira, conjugada com a nova grelha de maiores dimensões com elementos cromados. Os piscas em LED são integrados nos faróis diurnos. Já os faróis de nevoeiro integram a tecnologia LED Pure Vision (que divide por seis a energia necessária face aos de halogéneo), mas tornam-se retangulares.

Na traseira, os piscas, também eles de LED, integrados no para-choques, tornam-se mais finos e mais elegantes, enquanto de perfil passa a contar com dois novos tipos de jantes, de 17 e 19 polegadas.

No habitáculo, também há novidades. A parte central do painel de bordo acolhe um novo ecrã tátil de tecnologia capacitiva de 7 polegadas, que integra o sistema R-LINK 2, com função de replicação do smartphone e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. O utilizador pode, portanto, afixar as suas aplicações favoritas (compatíveis com a condução) diretamente no ecrã do automóvel.

Denunciando maior preocupação com os detalhes, conta com inserções de cromado acetinado nos arejadores, nas pegas das portas e na consola central. As portas integram novas zonas para os comandos dos vidros e dos retrovisores elétricos, agora devidamente iluminadas para facilitar a utilização noturna.

Há ainda novos novos bancos dianteiros com regulação do comprimento do assento, enquanto a retenção lateral foi reforçada, de modo a assegurar maior conforto. Os ocupantes do banco traseiro passam a dispor ainda de duas entradas USB para ligar telefones, tablets ou consolas de jogos.

A bagageira oferece 527 litros, tendo o banco traseiro rebatimento 2/3 ou 1/3. Pode ser rebatido de uma só vez, graças às pegas ‘Easy Break’ situadas nas laterais da bagageira. As costas do passageiro dianteiro podem ser totalmente rebatidas, o que permite o carregamento de objetos com mais de 2,5 metros de comprimento.

Novo TCe e melhorias nos motores

O renovado Kadjar adota também uma nova gama de motores a gasolina e Diesel, com melhores desempenhos e menores consumos, integrando as mais recentes tecnologias anti-poluição. Uma das novidades mais relevantes é a chegada do motor 1.3 TCe, fruto de um esforço conjunto entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler.

Este bloco de quatro cilindros está equipado com um filtro de partículas (FAP) que se regenera automaticamente e a intervalos regulares, sendo proposto em quatro variantes: TCe 140 FAP caixa manual, TCe 140 FAP caixa EDC, TCe 160 FAP caixa manual e TCe 160 FAP caixa EDC.

Há também novos motores Diesel equipados com um sistema de redução catalítica seletiva (SCR), considerado como o melhor dos sistemas de tratamento dos óxidos de azoto (NOx). Os novos motores do Kadjar, com a designação Blue dCi, são ainda mais potentes do que os anteriores.

O motor Blue dCi 115 tem mais 5 CV e mais 10 Nm de binário do que o motor da geração anterior. Este motor está disponível com caixa manual e será, posteriormente, equipado, também, com a caixa automática de dupla embraiagem EDC. Já o novo Blue dCi 150 tem um aumento de potência de 20 CV face ao anterior modelo. Associado a uma caixa de velocidades manual, estará disponível nas transmissões 4×2 e 4×4.

Tração integral otimizada pela Nissan

Esta última beneficia do ‘know-how’ da Nissan e dispõe de três modos de funcionamento à escolha: 2WD (transmissão apenas às rodas dianteiras), Auto (a repartição do binário entre os dois eixos é pilotada eletronicamente e até 50% do binário pode ser transferido para as rodas traseiras) e Lock (o diferencial central é ‘trancado’ e transmite, em permanência, 50% do binário para as rodas traseiras, estando disponível até aos 40 km/h).

O Kadjar dispõe de uma altura ao solo de 200 mm, com ângulos de ataque e de fuga de, respetivamente, 17° e 25°.

Nas versões 4×2, o Kadjar continua a disponibilizar o sistema Extended Grip. Associado a pneus ‘mud and snow’, este sistema antipatinagem otimiza a motricidade do automóvel em pisos escorregadios. Os três modos podem ser selecionados pelo botão rotativo colocado na consola central, por detrás da alavanca da caixa de velocidades.

“O Kadjar é um pilar da gama da Renault. Um automóvel que já seduziu mais de 450 000 clientes em mais de 50 países. O Novo Kadjar vai reforçar esta posição, ao oferecer um design mais moderno e mais estatutário, um maior conforto e uma maior perceção de qualidade”, refere Olivier Tschanhenz, Diretor-adjunto da gama, em comunicado.

O renovado Kadjar vai ser apresentado no Salão de Paris e deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.