A Renault-Nissan assinou um acordo de parceria com a Waymo, empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de condução autónoma, com vista precisamente à melhoria da tecnologia a aplicar nos futuros veículos destinados ao transporte de bens e de passageiros.

Os primeiros resultados deste esforço conjunto serão veículos autónomos para o cumprimento de funções daquele género em França e no Japão, embora não exista ainda uma data específica para o arranque da fase de teste.

No entanto, esta parceria tem como moldes apenas o fornecimento de tecnologia e não de veículos por parte dos construtores automóveis, esperando estes que o desenvolvimento técnico possa ser aplicado nos seus veículos no futuro.

A Waymo pretende ser uma das marcas fortes na tecnologia de condução autónoma, tendo parcerias já em vigor com diversas marcas e vários anos de desenvolvimento desses sistemas na América do Norte.

“Acreditamos que esta parceria vá acelerar o nosso empenho para oferecer novos serviços de mobilidade partilhada e beneficiar os ecossistemas automóveis ao colocar-nos na linha da frente do novo negócio da mobilidade autónoma nos nossos mercados estratégicos chave”, referiu Thierry Bolloré, CEO da Renault, em comunicado. John Krafcik, CEO da Waymo, alinhou pelo mesmo diapasão e considerou que esta é uma “oportunidade ideal para a Waymo trazer a nossa tecnologia autónoma para um palco global com um parceiro global”.