A Renault Portugal conta desde o início de março de 2018 com um novo Diretor de Marketing, com Ricardo Lopes a assumir este cargo depois da saída de Afonso Cabido, que se transferiu para a SIVA, importadora das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, entre outras, para o mercado nacional.

Com uma vasta experiência nas atividades comerciais e de marketing, Ricardo Lopes considera que “assumir a responsabilidade pelo marketing de marcas com o histórico e a representatividade que a Renault e a Dacia têm em Portugal é uma grande responsabilidade e um desafio irrecusável. Manter o Grupo Renault como a referência do mercado Português de automóveis é aquela que considero o meu principal desafio nesta função”.

Aos 36 anos de idade, Ricardo Lopes, licenciado em Gestão de Empresas, abraça este novo desafio na marca gaulesa, a qual tem vindo a liderar o mercado automóvel de veículos ligeiros de passageiros ao longo das duas últimas décadas. Foi também na Renault-Nissan Portugal que Ricardo Lopes iniciou a sua carreira, em 2005, então como Junior Product Manager para os modelos dos segmentos A, B e D.

Entre 2007 e 2011 desempenhou vários cargos nas áreas do após-venda entre os quais o de responsável pela atividade de serviço para a região sul do país. Em 2012 assumiu as funções de Brand Manager da marca Dacia na Renault Portugal, e em 2014 as funções de Brand Manager da marca Dacia para os mercados de Espanha e Portugal.

Desde o início de 2017 e até à sua nomeação como Diretor de Marketing da Renault Portugal desempenhava o cargo de Responsável Comercial (venda e pós-venda) para a toda a região Sul e Ilhas.