A Renault apresentou um novo conceito desportivo elétrico, o R5 Turbo 3E, um protótipo que, sendo 100% elétrico, recupera a denominação turbo por uma questão de nostalgia e que foi concebido para andar de lado em ‘drift’. Este é mais um projeto inserido nas celebrações do cinquentenário do Renault 5, ao longo de 2022.

“Um ano diferente e cheio de surpresas”. Esta foi a promessa feita pela Renault, em janeiro de 2022, por ocasião do arranque das comemorações do cinquentenário do Renault 5, um dos seus maiores símbolos. O marco mais recente é a estreia do R5 Turbo 3E, no âmbito do concurso Chantilly Arts et Élégance 2022 (Oise, France), a 25 de setembro.

Este automóvel 100% elétrico presta uma homenagem contemporânea às suas mais lendárias versões desportivas, os Renault 5 Turbo e Turbo 2. Porém, a aplicação da denominação Turbo, mais do que simbolizar um conceito técnico, surge como uma espécie de sequela lógica em respeito aos dois modelos anteriores, numa escolha que também a Porsche fez com o seu Taycan Turbo, por exemplo. A designação Turbo 3 faz alusão à geração, enquanto o ‘E’ refere-se à motorização elétrica.

Pensado para os circuitos, o R5 Turbo 3E é um ‘drifter’ por excelência. Elétrico puro com tração traseira, faz a apologia da deriva controlada à base de aceleração e controlo direcional. Dispõe apenas de dois lugares, sendo o espaço correspondente aos lugares traseiros ocupados pela motorização: dois motores elétricos para cada uma das rodas traseiras, estando as baterias colocadas ao centro, debaixo do piso.

O automóvel é montado num chassis tubular, sendo o fundo plano e a estrutura de proteção constituída por barras aprovadas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). Os motores têm uma potência total de 280 kW (380 CV) e 700 Nm de binário, instantaneamente disponível.

Com valores tão impressionantes, acelera dos zero aos 100 em apenas 3,5 segundos (3,9 segundos em modo Drift), para uma velocidade máxima de 200 km/h. A bateria, com uma capacidade de 42 kWh, permite conduzir sem constrangimentos numa sessão de curvas em drift ou gincana. Neste último caso, o torneamento dos obstáculos é facilitado por um ângulo de direção das rodas superior a 50 °.

Para facilitar a gravação do desempenho a bordo, o R5 Turbo 3E tem 12 suportes de montagem de câmara, dentro e fora do carro. Por exemplo, nos faróis na frente, e nos espelhos exteriores. Locais perfeitos para obter as melhores imagens das sessões de drift.

“O R5 Turbo 3E combina design ultra-tecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videojogos. Esta associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível!”, afirma Gilles Vidal, diretor de design da Renault.

Exuberância nostálgica

Tal como os R5 Turbo apresentados anteriormente, este novo modelo elétrico também adota uma postura exuberante e agressiva, com muitos elementos claramente inspirados precisamente nos desportivos do passado.

“Uma obra de arte com formas exageradas, inspirada no mundo dos videojogos, e que seja uma referência no mercado, tal como foram o Renault 5 original e o Renault 5 Turbo 2”: Eis as instruções passadas às equipas de Sandeep Bhambra, responsável pelo design dos concept cars da Renault, para idealizar o protótipo do R5 TURBO 3E.

Além de elementos como o capot e o habitáculo – agora em fibra de carbono – o R5 Turbo 3E revisita também as simbólicas entradas de ar do Turbo 2 nas cavas das rodas traseiras e, assim, alcança uma largura de 2,02 m (mais 25 cm do que o seu antecessor), um comprimento de 4,0 m e uma altura de 1,32. O seu ponto mais alto situa-se na enorme asa traseira que lhe permite permanecer colado ao chão, mesmo nos drifts mais extremos.

À frente, o R5 Turbo 3E tem uma grelha com grandes entradas de ar que servem tanto para o arrefecimento como para criar o denominado efeito de solo (‘colar’ o veículo ao solo a alta velocidade). A divisão vertical em três partes é descendente direta do Renault 5 Turbo 2. Existem também faróis de nevoeiro “tal como na época” quadrados. Agora são quatro, cada um composto por 16 LED.

Na frente e na traseira, outros LED cor-de-rosa, azuis e amarelos iluminam-se e piscam quando o carro se atravessa e desliza, com uma atmosfera inspirada no mundo dos videojogos e nos anos 80 e 90. Os videojogos “retro” também serviram de inspiração para os autocolantes da decoração do automóvel. Finalmente, os vidros em Plexiglass são adornados em tons rosa e na janela traseira esquerda, enquanto um autocolante “La Vie en Rose” traz um pouco de suavidade a este automóvel-espetáculo.

Num detalhe curioso, a entrada de ar integra a portinhola da tomada de carga das baterias. Elementos transparentes da carroçaria, localizados na parte traseira do veículo, acima do difusor, permitem-nos admirar toda a ‘mecânica’ elétrica do automóvel.

Combinação entre os mundos ‘pop’ e ‘gaming’

No interior, é possível encontrar um ambiente moderno em que se combinam referências ao mundo das corridas de automóveis, aos videojogos e, claro, aos Renault 5 e Renault 5 Turbo 2 e à sua época.

Os assentos “Carbon Fiber Racing Seat”, os cintos de segurança e o volante são fruto de uma colaboração com a Sabelt. A impressionante alavanca vertical do travão de mão – essencial nos veículos preparados para o drift – foi posta no meio da consola central colorida com um amarelo muito “pop”. Encontramos este mesmo amarelo misturado com rosa, para realçar a mistura cinzenta e preta do tartan com motivos escoceses – um piscar de olho aos anos 80 – nos assentos e no tablier. Deste tartan destaca-se um efeito visual desenhado a partir do logótipo da Renault. Este último também aparece, em versão luminosa, à direita do centro do volante. Todos estes efeitos coloridos contrastam com o preto do piso de cortiça e o tecido de alcântara a forrar o topo do tablier e o interior das portas.

Os dez mostradores analógicos à frente do condutor deram lugar no tablier do R5 Turbo 3E a dez ecrãs digitais. Funcionando como widgets, exibem gráficos inspiradas em ‘Pixel Art’ e ‘Glitch Art’, com funções transcritas do mundo dos “jogos retro”. Por exemplo, para ligar o veículo, é necessário premir o botão “free play” na consola central. No mesmo espírito, os diferentes modos de condução são chamados “turbo” para drift, “invasor de pista” para a condução, “donut” para os piões, etc.

Objeto real num mundo virtual

A exemplo do que tem vindo a ser moda também no mundo dos automóveis, o R5 Turbo 3E também vem adaptado aos novos tempos e o seu duplo digital vai evoluir no mundo dos jogos virtuais a partir da “Web3”, a Internet descentralizada onde serviços e plataformas online usam um modelo baseado em blockchains. Tambem será lançada uma coleção de NFT (Token Não Fungível) inspirados neste protótipo. Os proprietários destes ativos digitais beneficiarão de prémios e benefícios exclusivos.

Depois do concurso de elegância Chantilly Arts et Élégance 2022, o R5 Turbo 3E estará em exposição no stand da Renault, no Salão de Paris 2022 (17 a 23 de outubro). Na ocasião serão divulgados mais elementos sobre a afirmação deste automóvel como símbolo da marca.

O R5 Turbo 3E é mais um exemplo, depois do Protótipo Renault 5, do “renascimento elétrico” de um modelo emblemático da marca. A Renault está a eletrificar a sua história para melhor preparar um futuro 100% elétrico, na Europa, até 2030.

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