Revelado este fim de semana, o Renault Rafale assume-se como o SUV topo de gama da marca francesa, fazendo uso de uma série de conceitos tecnológicos relevantes, tanto em termos de condução, como de conforto e funcionalidade. Proposto apenas como híbrido (em duas versões), o Rafale realinha-se com o esforço tecnológico de um modelo de ponta, com o tejadilho Solarbay a ser uma das inovações importantes.
Inovação importante deste Rafale é a do tejadilho panorâmico ‘Solarbay’ desenvolvido em parceria com a Saint Gobain, que permite uma conjugação de atributos vantajosos em termos de luminosidade a bordo, espaço e resistência. Trata-se de um sistema que pode trazer opacidade ao grande tejadilho (com 1470 mm por 1117 mm) a partir de diferentes segmentos no vidro (nove, no total), bastando carregar num botão no tejadilho ou acionar o sistema a partir do comando vocal para o Google Assistant.
Além de ter uma proteção de 85% contra os raios solares, o tejadilho pode assim variar a opacidade e a luminosidade em poucos segundos. O vidro tem espessura reduzida em 30 mm permitindo manter a habitabilidade em altura. No total, o vidro do tejadilho é composto por oito camadas para assegurar um conforto térmico apropriado consoante a estação do ano.
Uma das suas particularidades deste conceito é o de condutor e passageiros poderem optar por diferentes configurações de opacidade do tejadilho: totalmente claro, totalmente escuro (opaco), claro à frente e escuro atrás ou o inverso. Ao contrário de uma cobertura convencional, usada para tapar o interior neste tipo de soluções de tejadilho panorâmico em vidro, o Solarbay permite que os passageiros dos lugares traseiros possam deixar entrar a luz solar, mesmo que os da frente prefiram não o fazer.
O tejadilho Solarbay também proporciona mais 30 mm de espaço para a cabeça, o que representa uma diferença significativa – especialmente para os passageiros da retaguarda e tendo em conta o formato coupé.
Para manter a temperatura ambiente cómoda para os passageiros, assim que o veículo é fechado, o tejadilho em vidro é escurecido automaticamente para que não se torne numa ‘estufa’ na reentrada. Além disso, tem memorização do último parâmetro escolhido, pelo que ao reentrar no veículo, o tejadilho retoma a configuração de opacidade com que foi deixado.
O tejadilho Solarbay utiliza a tecnologia de Cristais Líquidos Dispersos em Polímero (Polymer Dispersed Liquid Cristal – PDLC), derivada da indústria da construção e devidamente adaptada aos ocupantes dos automóveis. Até à data, apenas os fabricantes de automóveis ultra-premium a utilizavam. O facto de ter aqui um carácter de segmentação é uma novidade que torna este sistema mais interessante.