Renault reforça investimento em Cacia e cria 150 novos empregos

20/07/2018

A Renault irá reforçar a sua presença em Portugal, com a fábrica de Cacia a receber mais 100 milhões de euros de investimento.

O anúncio foi feito na presença do primeiro-ministro António Costa, com a Renault S.A. e o AICEP a formalizar esse investimento, tendo como objetivo produzir uma nova caixa de velocidades para os modelos mais representativos do Grupo Renault, mas também da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

A marca assegura que se trata de um processo que já está em curso e que visa a modernização da unidade industrial, a criação de uma linha de montagem específica, mas também está a decorrer a contratação de pelo menos 150 novos colaboradores com contratos de trabalho sem termo, bem como milhares de horas em formação.

Esta aposta garante o futuro da fábrica para os próximos anos, dando seguimento a um longo passado de investimentos da Renault no nosso país. Atualmente, o Grupo Renault emprega diretamente cerca de duas mil pessoas e o mesmo núimero de pessoas de forma indireta, através da rede de distribuição.

O volume de negócios global é de cerca de mil e duzentos milhões de euros. Recorde-se que a marca está presente em Portugal com uma filial comercial (Renault Portugal), uma filial de distribuição automóvel (Renault Retail Group), uma filial de serviços financeiros (RCI Bank) e com a fábrica Renault Cacia. No caso concreto desta última, destaque para o facto de exportar a totalidade da produção para 12 países (África do Sul, Argélia, Brasil, Espanha, França, Grã-Bretanha, Irão, Malásia, Marrocos, México, Roménia e Rússia), distribuídos por quatro continentes.

Considerada nos últimos três anos a melhor na produção de caixas de velocidades, dentre todas as fábricas do grupo, a fábrica da Renault em Cacia teve em 2017 um volume de negócios recorde, sendo uma das primeiras empresas exportadoras do país e a segunda maior unidade industrial de construtores automóveis em Portugal em número de colaboradores.

A cerimónia foi, também, aproveitada para a oferta de duas viaturas a outras tantas corporações de bombeiros da região de Aveiro, naquela que foi a primeira iniciativa da Fundação Renault. A Fundação Renault vai ser oficialmente apresentada em setembro deste ano e tem como objetivo trabalhar todas as atividades de responsabilidade social do Grupo Renault, nomeadamente ao nível da segurança rodoviária, educação, igualdade e mobilidade sustentável

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.