Renault Twingo renova-se e ganha um ‘galo’ clássico

30/07/2019

O Twingo recebeu uma renovação de meio de ciclo, recebendo novas tecnologias e duas motorizações a gasolina, uma atmosférica de 75 CV e outra turbo de 95 CV. Além disso, como não podia deixar de ser, passa a estar disponível com novas opções de personalização e com as últimas inovações de conectividade, graças ao novo sistema Renault Easy Connect. O renovado Renault Twingo é proposto a partir de 11.760€.

Nascido de uma parceria com a Daimler, o novo Renault Twingo passa a contar com novidades estéticas e técnicas, revelando-se logo ao primeiro olhar, pelos detalhes exteriores: novos para-choques dianteiro e traseiro que tornam as linhas mais pronunciadas, beneficiando também de maior superfície pintada, grelha dianteira com acabamentos em cromado, novas entradas de ar dianteiras verticalizadas e laterais (herdadas da versão GT) para melhorar o arrefecimento do motor e novas jantes com desenho mais desportivo. Ponto marcante é a ainda o surgimento da assinatura luminosa Renault, em forma de “C”.

Um conjunto de mudanças estéticas que, a par do rebaixamento da altura em 10 milímetros e da nova carenagem traseira, melhoram a eficiência aerodinâmica.

Ainda no exterior, destaque para a chegada de duas novas cores: o intenso Amarelo Mango e o Branco Quartz, em tom pérola. Duas referências que se juntam às seis cores Azul Céu, Branco Cristal, Cinzento Lunar, Preto Estrela, Verde Pistachio e Vermelho Flamme.

No interior, mantém-se o foco de habitabilidade apesar dos 3,5 metros de comprimento deste modelo citadino, beneficiando aqui de importantes melhorias ao nível da ergonomia e dos espaços de arrumação. Nesse sentido, destaque uma nova e mais funcional consola central, com um porta-objetos integrado, e para o facto do porta luvas passar a ser fechado em todas as versões. No capítulo da personalização, disponibiliza uma coleção de manetes de caixas de velocidades, de diferentes cores, para satisfazer todos os gostos.

Quanto aos motores, o renovado Twingo passa a estar disponível com dois motores de três cilindros, a gasolina, ambos colocados em cima do eixo traseiro: SCe 75 e TCe 95. No que diz respeito ao motor mais potente, está disponível com caixa manual de cinco velocidades ou caixa automática de dupla embraiagem EDC, de seis velocidades, disponibilizando 95 CV e um binário máximo de 135 Nm às 2500 rpm. Munido de turbocompressor, este bloco apresenta uma cilindrada de 898 cc, tirando partido ainda de novo sistema de escape e de um compressor de geometria variável para a redução dos consumos de combustível.

Com este motor, a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 11,1 segundos, com consumos, em ciclo misto, a variarem entre os 5,5 e os 5,6l/100 km.

A versão de entrada de gama “Zen” oferece, de série, o ar condicionado manual, o rádio com a aplicação R&GO, os faróis de nevoeiro, limitador de velocidade e o volante regulável em altura, entre outros, podendo ser associados itens como o Ecrã Easy Link de sete polegadas, as jantes em liga leve, o regulador de velocidade e o alerta de transposição involuntária de faixa, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro ou o teto de abrir em lona, entre outros equipamentos.

Um galo no topo

Além do nível de equipamento “Zen”, o Twingo é lançado com a série especial “Le Coq Sportif”. Uma versão que, na carroçaria, assume as cores azul, branco e vermelho da famosa marca de desporto, enquanto no interior não faltam vários pormenores que identificam e que são exclusivos da versão.

Mas, é na lista de equipamentos de série que esta versão se diferencia em maior medida: ar condicionado automático, sistema multimédia Easy Link com ecrã tátil de sete polegadas compatível com Android Auto e Apple Car Play, regulador/limitador de velocidade, banco do condutor regulável em altura, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro com câmara de marcha-atrás, faróis de nevoeiro com iluminação em curva, sensores de chuva e de luminosidade e estofos com personalizações em vermelho, entre outros itens.

Com o nível de equipamento “Zen”, está disponível a partir de 11.760€, enquanto a série especial “Le Coq Sportif” pode ser adquirida por 14.590€ com a caixa manual de cinco velocidades, ou por 16.090€ com a caixa automática de dupla embraiagem EDC.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.