A par com o Ibiza, a SEAT apresentou ainda o renovado Arona que, desde o seu lançamento em 2017, se tornou num dos melhores modelos da marca espanhola em termos de vendas, com mais de 350 mil unidades vendidas. Recebe agora uma alteração visual e de conteúdos, adotando uma postura mais robusta no exterior, a que se juntam novos sistemas de conectividade e de assistência à condução.

O design exterior do SEAT Arona evolui para um caráter mais robusto que concede uma espécie de segunda personalidade ao SUV urbano: a estética renovada acrescenta mais robustez, sensação de segurança e perceção visual de todo-o-terreno através do novo nível de equipamento Xperience. Passa a contar com tecnologia 100% LED, garantindo melhor visibilidade com menor consumo de energia.

A frente foi atualizada com para-choques redesenhado, enquanto a traseira recebe novos spoiler e difusor traseiro, conferindo assim uma maior robustez estética. Por outro lado, a escolha de jantes de liga tem novos desenhos e a designação do modelo aplicada em estilo manuscrito na traseira, juntamente com o novo logo SEAT em acabamento cromado de dois tons.

Aproveitando esta atualização, a SEAT optou por diferenciar as facetas do seu SUV urbano, com a versão Xperience a poder tornar-se vincadamente distinta graças à aplicação de novas luzes de nevoeiro reposicionadas – disponíveis em opção – que destaca o caráter SUV. A SEAT disponibilizará ainda três novos desenhos de jantes de liga leve (um de 17″ e dois de 18″), a que se junta uma palete de dez cores de carroçaria, incluindo-se três novas escolhas: Verde Camouflage, Azul Asphalt e Azul Sapphire. Aos clientes que pretendam uma ainda maior personalização, o SEAT Arona permite a escolha entre três tonalidades do tejadilho: Preto Midnight, Cinzento Magnetic e o novo Branco Candy.

Interior revisto

No habitáculo, o Arona ganha novos atributos de tecnologia e de qualidade, com destaque para o tablier com revestimento suave e sistemas de infoentretenimento maiores e ‘flutuantes’ – agora colocados em posição mais elevada para uma melhor ergonomia – bem como um novo volante ergonómico multifunções em Nappa (disponível opcionalmente no nível de equipamento Style, e de série nos Xperience e FR). O carácter reforça-se ainda mais com a aplicação de tecnologia de iluminação para abrilhantar o renovado design das grelhas de ventilação.

Juntando-se ao painel de instrumentos digital de 10.25″, o Arona passa a dispor de sistema de infoentretenimento com duas possibilidades de ecrã tátil, de 8.25″ ou de 9.2″ polegadas.

Em termos de conectividade, segue os mesmos princípios que o Ibiza e recorre a sistema Full Link sem fios para uso de Android Auto e CarPlay a bordo, com o sistema SEAT Connect a adicionar mais uma camada de ligação ao mundo graças ao cartão eSIM integrado que permite chamada de emergência em caso de acidente e acesso remoto ao estado do automóvel (localização, segurança ou definição de alarmes de velocidade, entre outras funções). Os utilizadores podem ainda interagir com o sistema de infoentretenimento usando linguagem natural a partir da frase que desperta o sistema: “Hola Hola”.

Na tecnologia de segurança, há um reforço do equipamento disponível, com o Arona a apresentar agora o Assistente de Viagem, permitem condução semiautónoma a qualquer velocidade, o Assistente de Faixa de Rodagem, o Assistente Lateral, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito e o Assistente de Máximos.

Gama dos 95 aos 150 CV

Quanto à gama de motores, o Arona terá cinco opções diferentes, com quatro unidades a gasolina (TSI) com potências entre os 95 e os 150 CV e uma a GNC com 90 CV, associados a caixas manuais ou automáticas DSG. Todos os motores a gasolina contam com turbo e tecnologia de injeção direta, com a opção de três 1.0 EcoTSI disponíveis e de um maior 1.5 EcoTSI.

O motor 1.0 TSI de 95 CV e 175 Nm está associado à caixa manual de cinco velocidades, havendo uma outra versão desse motor de três cilindros com 110 CV e 200Nm, podendo ser associado a caixa manual de seis velocidades ou à transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades. A opção mais potente da gama assenta no 1.5 EcoTSI de quatro cilindros com 150 CV e 250 Nm.

Adicionalmente à oferta da gama a gasolina, o novo SEAT Arona também dispõe de uma versão GNC, o 1.0 TGI de 90 CV e 160 Nm associado a caixa manual de seis velocidades.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.