Apesar de ser uma marca ainda jovem em Portugal, a Polestar conta já com cerca de 250 unidades entregues a clientes num ano, além de ter já recebido muitas manifestações de interesse ao longo deste mesmo período de tempo.
Na apresentação ibérica do Polestar 2, que decorreu no Ecar Show, que decorreu na FIL, em Lisboa, Miguel Pinto, diretor-geral da Polestar para o mercado português, destacou o bom acolhimento por parte dos clientes e o facto de ainda este ano inaugurarem dois espaços físicos para os clientes possam contactar mais diretamente com os automóveis da Polestar.
O primeiro dos espaços, que concretiza assim a lógica ‘phygital’ (conceito inglês para representar a aliança entre as abordagens física e digital – ‘physical’ e ‘digital’), será aberto nas próximas semanas, no Porto, esperando-se que até ao final deste ano surja ainda um espaço em Lisboa.
“Neste novo ‘model year’, o Polestar 2 apresenta melhorias substanciais na tecnologia e nos componentes mecânicos do sistema de transmissão elétrica bem como um design frontal revisto com a nova SmartZone”, afirmou.
Revisão da matéria dadaPara a atualização de meio de ciclo da berlina desportiva, a Polestar concentrou-se sobretudo na vertente técnica e tecnológica, ainda que existam pequenas mudanças estéticas, como a grelha coberta para melhorar a aerodinâmica (incluindo-se aí os diversos sensores de segurança), as novas jantes de 20” com o Pack Performance, as quais têm o mesmo design que o Polestar 3, e a eliminação dos cromados na carroçaria.
Mais importante foi a renovação técnica, passando a contar com motor traseiro e tração traseira, melhorando dessa forma a filosofia de condução. A versão de motor único tem um motor de íman síncrono permanente, enquanto a versão de dois motores (Dual motor) junta um motor elétrico assíncrono permanente no eixo dianteiro, oferecendo neste caso também tração integral.
Adicionalmente, o Polestar 2 recebe baterias de maior capacidade, de 82 kWh (fornecidas pela CATL) nos modelos de longa autonomia (Long range) e de 69 kWh (fornecidas pela LG) no modelo de autonomia base (Standard range).
Este é o modelo de entrada na gama, o Standard range Single motor, com tração traseira e motor de 272 CV e 490 Nm, acelerando de zero aos 100 km/h em 6,4 segundos. Também de tração traseira, mas com a bateria de maior capacidade, o Long range Single Motor tem uma potência de 299 CV e 490 Nm de binário, melhorando a aceleração dos zero aos 100 km/h para 6,2 segundos. A autonomia desta variante varia entre os 610 e os 654 quilómetros.
A marca assegura ainda carregamentos rápidos (CC) a 205 kW de máximo no caso das versões com a bateria de 82 kWh, repondo de 10 a 80% do estado de carga em 28 minutos. A versão com bateria de 69 kWh carrega a 135 kW de máximo nos postos CC, levando 34 minutos a repor de 10 a 80%. O carregados de bordo de 11 kW é de série para os postos AC trifásicos.
O Performance Pack inclui, além do incremento de potência (via software), os travões Brembo de quatro pistões com maxilas em dourado, a suspensão Ohlins (com rebaixamento) e alguns apontamentos específicos a bordo.
O equipamento de série de todas as versões foi também reforçado, com itens como a câmara 360º e mais assistentes de segurança.
Besta pronta para desafios
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.